Esta atividade teve como principal objetivo assinalar os 160 anos do nascimento do Fundador do escutismo e, ao mesmo tempo, criar e celebrar o dia do núcleo.
A adesão não podia ter sido melhor, os 15 agrupamentos do concelho disseram sim à atividade e marcaram presença cerca de 500 escuteiros, mostrando assim a força e o dinamismo do movimento escutista em Vila Verde.
Durante o dia de sábado, os diversos elementos estiveram agrupados nas secções e foram várias as atividades organizadas pelas respetivas equipas pedagógicas. Lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros percorreram as diferentes ruas e espaços emblemáticos de Vila Verde com muita alegria e muita aventura.
Locais como Casa do Brinquedo e da Brincadeira, Casa do Conhecimento e Bombeiros Voluntários de Vila Verde também contribuíram para tornar o dia das crianças e jovens escuteiros ainda mais marcante.
No final, e antes da celebração da eucaristia, miúdos e graúdos tiveram direito a uma máscara de Baden-Powell.
António Lemos, chefe de núcleo, resume o dia referindo “A ideia é unir o núcleo em volta do escutismo e desta formação para a vida.”
Texto de: Janine Ferreira Fotografia de: Junta de Núcleo de Vila Verde.