Diálogos de Juventude: Escutar, refletir e agir com os jovens

O CNE acaba de lançar um projeto que quer dar voz aos jovens entre 15 e 30 anos. Através de debates e ações concretas, a iniciativa pretende formar cidadãos ativos na sociedade.

Num tempo em que os desafios da juventude são cada vez mais complexos, o Corpo Nacional de Escutas, através da Equipa Nacional das Relações Externas e dos Jovens Conselheiros, dá um passo firme e corajoso com o lançamento do projeto Diálogos de Juventude, uma iniciativa que pretende devolver aos jovens aquilo que lhes pertence: a sua voz. 

Acreditamos que o Escutismo existe para formar cidadãos ativos, conscientes e comprometidos com o mundo à sua volta. Este projeto nasce precisamente desta convicção, da vontade de despertar nos jovens o interesse por temas que vão além da agenda interna da nossa associação, mas que são fundamentais para uma vida em sociedade. Ao dar espaço a estas reflexões e vivências, estamos a contribuir para o crescimento de uma geração mais atenta, empática e pronta para fazer a diferença. 

Este projeto é um convite à ação: os participantes são desafiados a transformar ideias em impacto, propondo e implementando projetos locais que levem a mudança até onde ela mais importa. Queremos fazer tudo isto num ambiente inclusivo, seguro e onde todas as opiniões contam, porque todos os jovens contam. 

Acima de tudo, acreditamos que quando os jovens falam, o mundo escuta. E quando os jovens agem, o mundo muda!

 

Mas fica então a dúvida: quem pode participar? 

O objetivo deste projeto não é criar momentos com data e hora marcada, mas sim que seja incluído nas atividades que já existem, seja em comunidade, em clã ou até em reuniões em que não se sabe bem o que fazer. Não se trata só de participar, mas de dar sentido e forma a pequenos momentos que já fazem parte do teu plano de atividades. Se és pioneiro, caminheiro, candidato a dirigente ou dirigente, entre os 15 e 30 anos, este projeto também é teu.

 

E porquê este projeto agora? 

O CNE reconhece a importância de estar ao lado dos jovens na construção de uma sociedade mais justa, participativa e democrática. O projeto “Diálogos de Juventude” é uma resposta ao desafio de promover uma cidadania ativa e crítica, valorizando a escuta, o debate e a ação. 

A primeira apresentação deste projeto aconteceu em março, no Encontro Nacional da Juventude, promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, e marcou o início de um percurso transformador. 

Agora, é a hora de usares a tua voz, partilhar as tuas ideias e fazer a diferença! Junta-te a nós e vamos construir um futuro mais forte e unido para todos os jovens!

Para mais informações, consulta o documento orientador do projeto aqui.

Texto: Catarina Almeida.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade