Escutismo Acessível, Mais Próximo e Mais Além.

A construção de um escutismo Acessível, Mais Próximo e Mais Além é um objetivo da atual Junta Regional de Leiria e apesar de “não conhecermos o futuro, conhecemos o passado e é a nossa capacidade de analisar o passado que nos permite orientar o futuro” como salientou Norberto Correia, chefe Nacional do CNE.

Foi no dia 20 de março de 1925 que apareceu o escutismo na Região. 90 anos depois encontram-se as várias gerações de dirigentes para relembrar e celebrar o crescimento do escutismo em Leiria. Nesse âmbito, a exposição dos 90 anos de escutismo em Leiria, sita Rua de Alcobaça, nº 28, Leria, foi oficialmente aberta com o desenlace da fita feito pelo Chefe Nacional. Lá dentro ecoam anos de histórias em imagens, construções e objetos. Esta exposição aguarda a visita de todos, aos sábados a partir das 10h.

Contando com a presença de antigos Chefes Regionais, nomeadamente Vítor Goncalves, Carlos Dionísio, António Poças, Pedro Miguel e Margarida Faria; do Chefe Nacional Norberto Correia, dos Chefes de Agrupamento e Dirigentes de outras regiões foram evocadas memórias que encheram a sala da Biblioteca Municipal de gargalhadas.

Os discursos foram intercalados por músicas escutistas já conhecidas de todos os presentes, tocadas por um trio de guitarras de escuteiros e ex-escuteiros.

As palavras de homenagem ao escutismo em Leiria por quem faz parte da sua história é uma alavanca para o futuro e, como Pedro Ascenso, atual chefe regional, mencionou o “tempo não existe… existe o sentimento e unidade escutista… há a continuidade”.

Texto de: Junta Regional de Leiria. Fotografia de: Rui Domingues .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade