“E eu?”: Prepara-te para a Ação Coletiva pela Saúde Mental a 12 de outubro

Falta menos de um mês para a Ação Coletiva do projeto “E eu?”, a decorrer no dia 12 de outubro, que espalhará “Caixas de Desabafos” por todo o país.

No dia 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. Para assinalar a data, o CNE, em conjunto com a Juventude da Cruz Vermelha (JCV), irá promover uma Ação Coletiva de sensibilização para a Saúde Mental no dia 12 de outubro, no âmbito do projeto “E eu?”.

Durante vários meses, Agrupamentos do CNE e Estruturas Locais da JCV encorajaram os seus jovens a trabalhar questões relacionadas com a Saúde Mental e Bem-Estar no desafio conjunto “E eu?” através de quatro missões:

  • Missão 1 “Eu”: O meu Bem-Estar e Saúde Mental – Conhecer e entender os conceitos
  • Missão 2 “Eu e @s outr@s”: Conhecer as emoções e promover um espaço seguro
  • Missão 3 “Eu, @s outr@s e o Planeta”: Envolver os/as outros/as, a comunidade e explorar as problemáticas atuais
  • Missão 4: Planeamento de uma Ação Coletiva

 

Chegou a hora de pôr em prática os frutos da quarta missão do desafio. Nesta missão, os Agrupamentos trabalharam em parceria com as Estruturas Locais e desenvolveram o plano de uma Ação Coletiva que pudesse ser executada em simultâneo por todos os participantes do projeto “E eu?” a 12 de outubro, capaz de envolver a comunidade em geral. A ideia selecionada foi a “Caixa dos Desabafos”, proposta pela Juventude Cruz Vermelha do Centro Humanitário de S. J. da Madeira em conjunto com o Agrupamento de São João da Madeira.

Esta Ação, dirigida à comunidade, tem como finalidade educar acerca da Saúde Mental e Bem-Estar e encorajar a abertura no diálogo sobre estes temas, reduzindo o estigma associado. O objetivo é levar os transeuntes a escrever um “desabafo” sobre as suas próprias emoções e colocá-lo na Caixa dos Desabafos. Para isso, o grupo participante deve selecionar um local de grande afluência na sua zona onde irão desenvolver a Ação Coletiva e solicitar a autorização para utilização do espaço ao Município ou Junta de Freguesia. Podem, também, ir em busca de apoio no comércio local, associações juvenis e/ou outras instituições que irão permitir que a Ação chegue a um público mais abrangente.

Para construíres a Caixa dos Desabafos, precisarás do molde disponível neste link, x-ato ou tesoura, cola (líquida ou cola quente) e cartão ou cartolina (que suportará a estrutura da caixa). Aqui podes aceder ao tutorial da caixa que te propomos, mas podes dar asas à tua imaginação e idealizar uma caixa única para a Ação do teu grupo. Vais precisar, também, de preparar cartazes e/ou folhas com perguntas de reflexão para afixar no local da Ação, como “Que memórias te deixam feliz e porquê?” e “Se pudesses dedicar mais tempo a uma atividade que te traz alegria, qual seria e porquê?”. Estas questões vão servir para que a comunidade possa refletir acerca das suas emoções e escrever um “desabafo” para colocar na caixa. Não te esqueças de ter contigo canetas e papeis para os testemunhos.

Caso não seja possível desenvolver a Ação Coletiva no dia 12 de outubro, poderá ser realizada noutra data anterior à estipulada, de acordo com a disponibilidade dos participantes. A data selecionada deve ser comunicada à organização do projeto “E eu?” através deste formulário. Independentemente da data em que se realizar a tua Ação Coletiva, a organização pede que cada grupo envie as suas fotos e vídeos da atividade para o email eeu@escutismo.pt e as partilhem nas redes sociais com a hashtag #DesafioeEu identificando as páginas do @escutismo e @juventude.cruzvermelha.

Descobre mais acerca da Ação Coletiva de dia 12 de outubro no documento informativo divulgado pela organização do projeto “E eu?”, através deste link.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.