O auditório da biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade (FCT) Nova de Lisboa acolheu na passada quinta-feira, 19 de fevereiro, o lançamento do livro “Alterações Climáticas. Age agora!”
O livro, resultado de uma parceria entre a UNICEF e diferentes organizações internacionais pretende servir como um manual de apoio às ações locais de crianças e jovens e, neste âmbito, a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) associou-se também à publicação. A Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção do CNE, através do seu Departamento Nacional de Ambiente, foi responsável pela tradução e publicação do documento em Portugal.
Na apresentação pública do livro estavam presentes o professor Francisco Ferreira, investigador no domínio das alterações climáticas e membro da QUERCUS, e também a professora Graça Martinho, sub-diretora da FCT e responsável pelo departamento de ambiente da faculdade.
Francisco Ferreira recordou os tempos em que era escuteiro e sublinhou a importância do escutismo na educação dos jovens para as temáticas ambientais.
O professor destacou também a postura estratégica da associação de organismos chave na produção deste livro . “É fundamental termos a capacidade de influenciar quem decide”, explicou. A UNICEF tem, de acordo com Francisco Ferreira, uma aspeto político da ação sendo que cabe a cada um de nós, no nosso quotidiano, fazer a diferença.
“O livro, em lógica de pergunta resposta, está muito direcionado para o jovens funcionando mesmo como um apelo à mudança no dia a dia através da utilização de fichas de atividades e da apresentação de estudos de caso”, esclareceu.
E foi com um apelo que o professor terminou o discurso. “É fundamental passarmos das palavras às ações. É necessário mobilizarmos a sociedade”, enfatizou.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Ana Silva.