Chuva intensa e constante não demoveu participantes do Field Day reunidos no Apúlia Centro Escutista.

O Field Day 2016 decorreu, no fim de semana de 2 e 3 de abril, no Apúlia Centro Escutista (ACE), região de Braga organizado pelo Departamento Nacional de Radioescutismo (DNR) e com a colaboração da Junta Regional de Braga.

Com o intuito de proporcionar aos nossos jovens oportunidades educativas e ser uma mais-valia na preparação do Jamboree no Ar, o DNR, desenhou uma atividade simples mas apelativa para os jovens.

Durante o fim de semana, 45 participantes, oriundos do Porto, Braga e Póvoa do Varzim coloriram, logo às primeiras horas da manhã, as instalações do ACE, cheios de entusiasmo e ávidos de conhecimento e, após a receção, foram sendo encaminhados para workshops de radio, morse, regras para utilização de PMR’s, construção de antenas, e código Q.

Luis Fundevila, explorador do Agrupamento 483, Nevogilde, confidenciou-nos que “ a atividade está a ser muito gira e estou a aprender muitas coisas novas e o workshop que mais gostei foi o da conversação estabelecida via Skype com o Chefe Nacional e outros Agrupamentos”.

Utilizando as novas tecnologias de informação, nomeadamente o Spyke, os participantes no Field Day estiveram em contacto com Isabel Pedro, do Agrupamento do CNE em Genebra, Norberto Correia, Chefe Nacional, Hugo Cunha, chefe Regional de Braga e com o Agrupamento 237 dos Escoteiros de Marco de Canavezes.

A encerrar este momento, Norberto Correia, referiu que “a comunicação é a chave para as resolução de todas as disputas e aconselhou os jovens a comunicar seja de que maneira for, se possível pessoalmente, pois só assim poderão contribuir para um dos objetivos finais do escutismo que é deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos, sem fome, sem guerra e onde impere a união dos Povos”.

A Eucaristia, celebrada pelo Assistente Regional de Braga, Padre João Paulo, foi momento espiritual importante onde o sacerdote chamou os jovens à atenção para o fato de “ neste momento onde os meios de informação estão ao alcance de um click, não podemos acreditar em tudo que ouvimos e vemos, temos ser capazes de não nos deixarmos deformar (como dizia Jesus – não é o que entra em nós que nos torna impuros! É o que pode sair de nós!) Como Tomé, por vezes é necessária a dúvida para depois podermos acreditar com mais intensidade. Temos de estar bem formados para podermos formar outros”.

A noite de sábado foi preenchida por um fogo de conselho onde os elementos participantes partilharam os momentos mais importantes do dia.

Domingo, o tempo não ajudou, tendo a manhã foi passada em dois workshops um de “ Caça a Raposa” e outro de Homógrafo.

Ricardo Costa, responsável pelo Jota-Joti na região de Braga, numa avaliação, a quente e sucinta, considera que o Field Day foi uma mais valia para todos os participantes pois foram abordados aspetos técnicos interessantes que vão permitir aos mesmos, aquando da grande actividade Mundial via Rádio que é o JOTA-JOTI, entenderem com mais facilidade e participarem mais ativamente na referida atividade.

Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Inscreve o teu Clã no XXIII FESCUT!

Tens até 4 de outubro para concluir a inscrição no XXIII FESCUT, que irá decorrer entre 8 e 10 de novembro, em Odivelas. De que estás à espera?