Base Escutista de Aveiro acolhe mais de 200 escuteiros no "Cantil", a atividade regional para guias, sub-guias, timoneiros e sota timoneiros.

Na simbologia da II secção, surge o Cantil, e que também dá o nome à atividade regional onde se encontram guias, sub guias, timoneiros e sota timoneiros da região de Aveiro.

O significado do Cantil é ao mesmo tempo símbolo da responsabilidade – andar sem água não é inteligente -, na sua vertente de depósito, mas é também símbolo de coerência, de estar preparado, como pedia B-P. Está associado também à sede de conhecimento, à sede de descoberta e de ação, característica do explorador. A cabaça, associada à imagem de São Tiago Maior é, também, ou, acima de tudo, um cantil.

E é com esta sede de conhecimento, de descoberta e de ação que tivemos 216 escuteiros participantes e seus dirigentes. Adultos estes que conseguiram pôr em prática este encontro, que foi organizado e estudado durante dois meses.

Realizou-se com o objetivo de dotar os participantes de mais conhecimentos afim de serem mais capazes em liderar as patrulhas/flotilhas nos respetivos agrupamentos. Tiveram a oportunidade de trabalhar nas seis áreas de desenvolvimento pessoal: físico, afetivo, carater, espiritual, intelectual e social.

Cada uma delas foi desenvolvida de forma a transpor para a realidade aquilo que é estudado na teoria, nos livros, adaptando-os à realidade atual, com casos práticos, estudos de caso, interpretações de teatro, trabalhos de grupo, de nutrição, competições/jogo inter grupos, teatros, entre outros.

Foi um dia que para além de levarem na mochila mais saberes e capacidades para poder viver o quotidiano dos dias de hoje, também houve bons momentos de partilha, criando novas amizades.

No encerramento conseguimos ver os sorrisos em cada rosto. Sorrisos esses que para além de demonstrarem algum cansaço por um dia intenso, também demonstraram alegria por terem tido esta oportunidade de completar mais uma jornada no escutismo.
Be prepared!

Texto de: Sónia Inácio. Fotografia de: Gonçalo Matias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade