Edição de Praça Central’21

Depois da última edição em 2019 em Santarém e de um ano parados devido à pandemia, aconteceu no passado dia 21 de novembro mais uma edição da Praça Central, de forma presencial, em Almada organizada pela Conferência Nacional De Apostolado dos Leigos (CNAL).

“A difícil arte da amizade social” foi este o tema da edição de 2021 da Praça Central, que decorreu em vários espaços de Almada.

 O dia começou na Academia Almadense com o registo dos participantes e, depois de uma breve abertura, seguiram-se alguns fóruns, o primeiro deles com o tema “O Tikun Olam do Samaritano” Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston, que nos falou via vídeo. Em seguida conversamos sobre “Recomeçar” – Luis Parente Martins. A manhã acaba com uma conversa entre Manuel Carvalho da Silva, Rita Valadas, Rita Sacramento Monteiro e com Dina Matos Ferreira a moderar onde se falou da construção da amizade social nas dimensões da política e também da cidadania, da importância destas amizades sociais no nosso quotidiano e crescimento pessoal.

No período da tarde, decorreram, em quatro espaços diferentes (Externato Frei Luís de Sousa, Academia Almadense, Seminário de Paulo e Salão Paroquial) mesas abertas com o nome “das sombras ao sonho da amizade social” divididas em quatro áreas Cidadania, Política, Cultura, Diálogo.

O dia termina com a eucaristia de encerramento do bispo José Ornelas, bispo de Setúbal.

No total foram mais de 40 oradores, participantes de todas as idades e de várias partes do país que ao longo de 11 sessões – a acontecer presencialmente e via streaming para o que não se pudessem juntar fisicamente – exploraram o universo do que nos une…A Amizade Social.

Texto e fotografia: Patrícia Caldeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *