Edição de Praça Central’21

Depois da última edição em 2019 em Santarém e de um ano parados devido à pandemia, aconteceu no passado dia 21 de novembro mais uma edição da Praça Central, de forma presencial, em Almada organizada pela Conferência Nacional De Apostolado dos Leigos (CNAL).

“A difícil arte da amizade social” foi este o tema da edição de 2021 da Praça Central, que decorreu em vários espaços de Almada.

 O dia começou na Academia Almadense com o registo dos participantes e, depois de uma breve abertura, seguiram-se alguns fóruns, o primeiro deles com o tema “O Tikun Olam do Samaritano” Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston, que nos falou via vídeo. Em seguida conversamos sobre “Recomeçar” – Luis Parente Martins. A manhã acaba com uma conversa entre Manuel Carvalho da Silva, Rita Valadas, Rita Sacramento Monteiro e com Dina Matos Ferreira a moderar onde se falou da construção da amizade social nas dimensões da política e também da cidadania, da importância destas amizades sociais no nosso quotidiano e crescimento pessoal.

No período da tarde, decorreram, em quatro espaços diferentes (Externato Frei Luís de Sousa, Academia Almadense, Seminário de Paulo e Salão Paroquial) mesas abertas com o nome “das sombras ao sonho da amizade social” divididas em quatro áreas Cidadania, Política, Cultura, Diálogo.

O dia termina com a eucaristia de encerramento do bispo José Ornelas, bispo de Setúbal.

No total foram mais de 40 oradores, participantes de todas as idades e de várias partes do país que ao longo de 11 sessões – a acontecer presencialmente e via streaming para o que não se pudessem juntar fisicamente – exploraram o universo do que nos une…A Amizade Social.

Texto e fotografia: Patrícia Caldeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).