
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Todos os anos, no dia de hoje, 22 de fevereiro, milhões de escuteiros em todo o mundo recordam o dia do fundador, na data de nascimento de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.
Oficial do exército britânico e militar de formação, Baden Powell criou um método educativo centrado nos jovens, baseado na aprendizagem prática e na vida ao ar livre, que continua a formar cidadãos com valores de serviço e responsabilidade.
No verão de 1907, juntou 20 rapazes num acampamento escutista, na ilha de Brownsea, em Dorset, Inglaterra. Com o sucesso do acampamento, B-P pública o escutismo para rapazes no ano seguinte, que rapidamente se expandiu além fronteiras.
A partir de 1910, dedicou-se exclusivamente ao desenvolvimento do escutismo, apoiado pela irmã Agnes e mais tarde pela esposa Olave.
O fundador do movimento visitou Portugal em três ocasiões. A primeira passagem decorreu em 1929, com uma deslocação a Lisboa, onde foi recebido pelo presidente português, Marechal António Carmona.
Em 1931 regressou a terras lusas com a mulher Olave, numa breve escala na ilha da Madeira durante uma viagem de regresso à Europa, vindos da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.
A última passagem pelo nosso país aconteceu em abril de 1934, sem chegar a desembarcar por motivos de saúde.
Nos últimos anos de vida, viveu no Quénia, onde cumpriu a sua carreira militar. Baden Powell faleceu em 1941 e deixou como legado um movimento educativo que ainda hoje influencia milhões de jovens e adultos espalhados pelo mundo.
Atualmente, o nosso país conta com mais de 65 mil escuteiros ativos. O movimento está presente em mais de 170 países e territórios.
Em Portugal, o dia de B-P é organizado por Núcleos e Regiões, para reunir todos os escuteiros em convívio e relembrar a vida do fundador.
Verifica aqui os marcos mais importantes da vida de Baden-Powell.
Texto: Rodrigo Maurício.
Imagem: CNE.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.