Pioneiros de Caranguejeira rumaram ao local onde o escutismo deu os primeiros passos.

Brownsea, um local onde “mágico” não parece ser suficiente para o descrever, o local onde o escutismo teve os seus primeiros passos há 111 anos, um local cuja mística consegue ser sentida e vivida à flor da pele.

Os pioneiros do agrupamento 1041, de Caranguejeira, região de Leiria-Fátima vivenciaram o sonho no qual culminaram dois anos de muito esforço, dedicação e trabalho em equipa, que os levou a esta aventura que durou 12 longos dias.

A passagem por Gilwell Park, trouxe ao empreendimento mais um pouco de mística, oferecendo este campo escutista a possibilidade de levar ao limite algumas emoções.

De enaltecer o rasto de alegria e boa disposição, espalhados pela comunidade ao longo dos diversos locais onde foi passando, exemplo disso a animado de uma celebração da palavra no Santuário de Nossa Srª de Fátima em Paris, a realizado um fogo de conselho com os voluntários de diversas culturas e nacionalidades em Gilwell, assim com no convívio com um grupo de escuteiros madrilenos.

Foram dias longe do conforto habitual mas bem perto da verdadeira essência do escutismo, este sentimento leva ao desejo de que todos os escuteiros um dia possam viver uma experiência deste tipo.

Texto e fotografia de: Rafael Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade