Em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude

Em agosto de 2023 Lisboa irá acolher a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco.

A citação bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) foi escolhida pelo Papa Francisco como lema para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto, de 2023. Inspirada nesta citação, a designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, criou o logotipo deste encontro, que apresenta a Cruz como elemento central. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Para a designer, trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno.

A JMJ é muito mais que um encontro, é também uma festa de juventude, uma representação da Igreja universal, com uma identidade católica, e um momento de forte evangelização, que junta milhares de jovens de centenas de países.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. Estes símbolos estiveram presentes no 24º ACANAC, realizado de 1 a 7 de agosto em Idanha-a-Nova.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a participar e a gritar “Eu vou!”, seja em comunidade a desenvolver várias dinâmicas a caminho da JMJ (Podes ver várias sugestões neste link), seja a contagiar amigos para que se envolvam também neste caminho.

Para a organização da Jornada Mundial da Juventude, existem 10 razões para participares! Fica a conhecê-las em detalhe na página da Diocese Leiria-Fátima, neste link.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Sérgio Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).