Esta equipa, liderada por Vítor Faria propõe-se a tornar o CNAE num Campo de excelência, permitindo a todos os Escuteiros, nacionais e estrangeiros, usufruírem do máximo de potencialidades que os 75 hectares de terreno podem proporcionar.
A maior e principal tarefa desta Equipa prende-se com a reflorestação do Campo, tendo já definido um plano de acção de preparação do terreno e de todas as infraestruturas necessárias. De salientar que a partir de Outubro e até Março irão ser plantadas milhares de árvores. Entretanto vai-se ampliando o sistema de rega automático existente, ali montado para ajudar a crescer as centenas de árvores, já com com mais de 2 m de altura, em breve haverá mais sombra no CNAE tornando aquele espaço mais agradável para as actividades de Verão. A manutenção e limpeza do CNAE decorre em ritmo acelarado, sendo que esta última é essencial pois os últimos meses de “chuva e calor” causaram um crescimento exponencial das ervas.
Estão já a ser preparados dois espaços para Acampamento (incluídos na fase de limpeza programada do CNAE), sendo que os projectos para a criação de espaço para Acantonamento (para 100 pessoas), espaço para Formação (60 pessoas) e infraestruturas fixas de apoio estão em fase final de aprovação. O CNAE irá focar as suas actividades em termos de Técnica Escutista (por estar enquadrado num espaço perfeitamente fabuloso para a realização de actividades “tipicamente escutistas”), estando já a desenvolver várias de modo a que os escuteiros possam vir experimentar e aprender a íntima relação que o escutismo tem com a natureza.
Ao nível de embelezamento do terreno iremos, numa primeira fase, requalificar três pequenos lagos que o CNAE possui, sendo que numa segunda fase pretendemos a implementação de um grande espelho de água. O trabalho de disseminação das potencialidades do CNAE será feito com vista a posicioná-lo como um Campo Escutista de referência nacional e internacional contando para isso com uma renovação do site (a ser realizada brevemente).
Projectos e vontade de fazer caminho é algo que está no âmago desta Equipa, tendo para tal definido uma reunião (de fim-de-semana) todos os meses, de modo a que possam acompanhar o andamento dos vários projectos em curso, trabalhando para o seu enriquecimento constante. Ainda com algumas limitações nas suas infraestruturas o CNAE recebeu este ano o Acampamento do Núcleo Moinhos de Vento, da Região de Lisboa, com participação das 4 secções num total de 700 Escuteiros, assim como alguns Agrupamentos das regiões vizinhas.
Texto: Sérgio Mouta