Nos dias 05 e 06 de Junho teve lugar uma reunião da nova Equipa de Chefia do Campo Nacional de Actividades Escutistas em Idanha-a-Nova, com uma agenda preenchida tendo em vista a planificação do trabalho a efectuar.

Esta equipa, liderada por Vítor Faria propõe-se a tornar o CNAE num Campo de excelência, permitindo a todos os Escuteiros, nacionais e estrangeiros, usufruírem do máximo de potencialidades que os 75 hectares de terreno podem proporcionar.

A maior e principal tarefa desta Equipa prende-se com a reflorestação do Campo, tendo já definido um plano de acção de preparação do terreno e de todas as infraestruturas necessárias. De salientar que a partir de Outubro e até Março irão ser plantadas milhares de árvores. Entretanto vai-se ampliando o sistema de rega automático existente, ali montado para ajudar a crescer as centenas de árvores, já com com mais de 2 m de altura, em breve haverá mais sombra no CNAE tornando aquele espaço mais agradável para as actividades de Verão. A manutenção e limpeza do CNAE decorre em ritmo acelarado, sendo que esta última é essencial pois os últimos meses de “chuva e calor” causaram um crescimento exponencial das ervas.

Estão já a ser preparados dois espaços para Acampamento (incluídos na fase de limpeza programada do CNAE), sendo que os projectos para a criação de espaço para Acantonamento (para 100 pessoas), espaço para Formação (60 pessoas) e infraestruturas fixas de apoio estão em fase final de aprovação. O CNAE irá focar as suas actividades em termos de Técnica Escutista (por estar enquadrado num espaço perfeitamente fabuloso para a realização de actividades “tipicamente escutistas”), estando já a desenvolver várias de modo a que os escuteiros possam vir experimentar e aprender a íntima relação que o escutismo tem com a natureza.

Ao nível de embelezamento do terreno iremos, numa primeira fase, requalificar três pequenos lagos que o CNAE possui, sendo que numa segunda fase pretendemos a implementação de um grande espelho de água. O trabalho de disseminação das potencialidades do CNAE será feito com vista a posicioná-lo como um Campo Escutista de referência nacional e internacional contando para isso com uma renovação do site (a ser realizada brevemente).

Projectos e vontade de fazer caminho é algo que está no âmago desta Equipa, tendo para tal definido uma reunião (de fim-de-semana) todos os meses, de modo a que possam acompanhar o andamento dos vários projectos em curso, trabalhando para o seu enriquecimento constante. Ainda com algumas limitações nas suas infraestruturas o CNAE recebeu este ano o Acampamento do Núcleo Moinhos de Vento, da Região de Lisboa, com participação das 4 secções num total de 700 Escuteiros, assim como alguns Agrupamentos das regiões vizinhas.

Texto: Sérgio Mouta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE lança consulta nacional sobre sustentabilidade

O Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do CNE está a promover uma consulta nacional aos agrupamentos acerca das suas práticas sustentáveis. Responde até 15 de junho!

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade