A aguardada data chegara. Era agora que todos os participantes se poderiam conhecer e de alguma forma se capacitarem para a grande atividade deste verão.
Foram cerca de 270 os participantes, dirigentes acompanhantes, membros da IST, equipa de contingente e staff que no passado fim-de-semana de 9 e 10 de abril se reuniram em Viseu, no Centro de Atividades Escutistas de Viriato. O espaço é fantástico para a prática escutista e os participantes começaram a chegar na sexta-feira, pela noite dentro, dispostos a tudo e desejosos de conhecer os restantes.
Cedo os participantes começaram a fazer o seu check-in e ansiosos pela abertura oficial da atividade. Foram recebidos pelos Chefes de Contingente João Silva Ovelha Federação Escutista de Portugal e CNE e Adnilo Chande da Associação Escotista de Portugal. Após umas palavras do Secretário Internacional do CNE, Joaquim Castro Freitas, ouviram o João Armando Gonçalves, Presidente do Comité Mundial do Escutismo, a contar a génese do Roverway.
Puderam conhecer um membro da Planning Team que esteve sempre disponível para conversar, dançar e até cantar com os participantes, Arthur Labat pode confirmar que o contingente português é alegre, animado e aproveita qualquer ocasião para dançar!
Durante o sábado os participantes assistiram a workshops tão variados como: farmácia, técnicas de campo, dança, Associação Escoteiros de Portugal, Associação Guias de Portugal, gestão de risco, serigrafia e Scouts of the World Award, tudo o que lhes poderá ajudar durante o Roverway. Foi entregue o kit de participante a todos com um artigo bem especial e que destacará todo o contingente.
Na noite de sábado escolheu-se a peça para o Roverway Scout Talent onde todos se envolveram animadamente, mostrando a história do país e metendo o cunho irreverente dos caminheiros.
No domingo foram os membros da IST (Staff) e os dirigentes acompanhantes os principais intervenientes, coube-lhes mostrar os workshops que estão a preparar para mostrar a todos os participantes do Roverway. Houve de tudo um pouco, danças tradicionais, ovos moles, rebuçados da Régua, pintura de azulejos, trabalho em cabedal e jogos tradicionais.
Agora resta-nos esperar por Agosto!
Texto de: Tânia Coutinho. Fotografia de: Contingente Roverway 2016.