O Seminário Maior da cidade abriu assim as suas portas, de 14 a 16 de Novembro, a 15 Observadores de Cenáculos Regionais e de Núcleo, que juntos foram “Gatos Zorbas dispostos a ensinarem as gaivotas das suas Regiões e Núcleos a voar”.
O encontro começou com a partilha das realidades locais, fazendo referência a situações muito diferentes da realidade nacional. Durante os dois dias tivemos testemunhos e contributos de um antigo Observador (Vítor Borges) e de um dos atuais Observadores do Cenáculo Nacional (Paulo Valdez), que partilharam a sua experiência.
Durante o dia de sábado foram abordados temas como o papel e a importância do observador, a coordenação com os Departamentos/Secretarias da IV Secção, as temáticas envolvidas e a vivência dos imaginários. Ainda no sábado, foi feita uma apresentação sobre o Rover Ibérico e outra sobre a Avaliação da implementação do Programa Educativo. Depois do jantar, os observadores deslocaram-se até ao local do Encontro de Cenáculo Nacional a fim de participar na Eucaristia. Foi um momento em conjunto dos dois Encontros, de união e de grande entrega.
No Domingo traçaram-se as principais linhas de um documento orientador para os Observadores de Cenáculos Regionais e de Núcleo. Iniciou-se assim a criação de uma base de suporte aos Observadores, representando um dos momentos mais importantes do Encontro.
O final da atividade aconteceu no centro da Cidade de Lamego, em conjunto com os participantes do Cenáculo Nacional, onde todos partilharam desejos e confianças para o futuro.
Para quem não esteve presente e gostaria de fazer parte da rede de contactos dos Observadores de Cenáculos Regionais e de Núcleo, poderá contactar a ENCC (Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros) através do e-mail caminheiros.companheiros@cne-escutismo.pt
Texto e fotografia de: Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros.