No fim-de-semana de 10 e 11 de dezembro, 20 Delegados de Ambiente e Sustentabilidade, representando 12 das 20 regiões do CNE, reuniram-se no Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF), de modo a terem um conhecimento mais efetivo de todos os projetos e dinâmicas pedagógicas que o DNA e o DNODS têm vindo a desenvolver, no sentido de levar as questões ambientais e de sustentabilidade a todos os escuteiros, sempre numa ótica de jogo que os consiga cativar e envolver.
Da agenda inicial constou a apresentação do desafio Scouts GO SOLAR, no âmbito do programa da Earth tribe, dinamizado pelo DNA, com o foco nas mais valias na utilização desta energia gratuita e na sua valorização, sendo que este é um dos três desafios inseridos na Earth Tribe.
A Earth Tribe é o novo programa mundial do ambiente, para abordar questões ambientais e de sustentabilidade, como as alterações climáticas, o desenvolvimento de hábitos sustentáveis para um estilo de vida saudável e amigo do ambiente. A Earth Tribe divide-se em três desafios: Campeões da Natureza, Maré de Mudança e Scouts Go Solar. Podes descobrir mais sobre o programa aqui.
O DNODS partilhou durante a tarde as atuais ferramentas, materiais, dinâmicas, reflexões e jogos existentes, como o Site – Plataforma 2030, a Insígnia Compromisso 2030, o Kit Agrupamento e Centro Escutista Sustentável, entre outros, de modo a potencializar as capacidades e resultados desejados dos presentes nas suas regiões e núcleos. Houve ainda tempo para fazer debates e simulações de sessões, procurando com isso transmitir quais as principais formas de intervenção na realidade local.
O encontro terminou com a partilha de experiências, desafios e objetivos dos delegados das diversas regiões e núcleos, que juntamente com os departamentos nacionais, continuarão a trilhar o caminho em busca das melhores abordagens pedagógicas para o ambiente e sustentabilidade.
O Departamento Nacional do Ambiente e Departamento Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão inseridos na Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, dando continuidade ao objetivo comum de lançarem e divulgarem projetos educativos, enquadrados no método pedagógico do CNE, que motivem todos os escuteiros a serem parte ativa na preservação do planeta Terra.