
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Cerca de 40 delegados juntaram-se em Fátima, a 18 de setembro, para uma apresentação da atividade do DNPC (Departamento Nacional de Proteção Civil), bem como a apresentação de novos projetos.
Com o espírito e alegria de quem há muito não se encontra presencialmente, 40 delegados, representando 16 regiões do país, reuniram-se no Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF), a 18 de setembro, para a apresentação das atividades do DNPC (Departamento Nacional de Proteção Civil), que decorreram no ano escutista de 2020-2021, bem como para a divulgação de atividades a realizar em 2021-2022.
A nível de parcerias com entidades externas, foi assinado um “Protocolo para a formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa” com a empresa Blue Ocean Medical com vista a oferecer serviços ao CNE a preços vantajosos. Este protocolo vem permitir aumentar a formação e consequentemente a prontidão para uma atuação mais rápida a nível de socorro.
No que à formação diz respeito, foi apresentado o Curso Nacional de Proteção Civil (CNPC), com o qual se pretende arrancar em Novembro, visando preencher uma lacuna relativamente à especificidade das diversas ações e responsabilidades que estão enquadradas na temática da Proteção Civil.
Foram apresentados vários documentos para debate, nomeadamente “O Papel do Delegado de Proteção Civil e Critérios para a sua nomeação”, “Regulamento de uso do Colete no CNE”, “Imagem institucional da área da Proteção civil no CNE”, os quais receberam inputs por parte dos delegados presentes, demonstrando o interesse e a coesão entre todos os participantes.
A plataforma GEOSCOUTS, já apresentada anteriormente a nível nacional, foi novamente abordada de modo a clarificar algumas questões, salientando-se a importância da comunicação de atividades através dela, uma vez que só com uma rede integrada de informações conseguimos ter um verdadeiro controlo de segurança das atividades dos associados do CNE.
O “Clube de Proteção Civil”, onde contámos com a presença da mascote “Lobo Protetor”, é um ação para o corrente ano escutista, a qual se baseia na promoção da segurança em todas as seções, através da disponibilização de recursos pedagógicos adaptados a cada faixa etária, reforçando o lema de que “a segurança começa em nós”.
Segundo João Pinheiro, Chefe do Departamento Nacional de Proteção Civil, “este encontro serviu para reatar amizades que o covid nos tem impedido de manter, bem como para o trabalho conjunto de diversos documentos e o envolvimento nos projetos desenvolvidos, uma vez que apenas com a participação de todos conseguimos aumentar a nossa cultura de segurança”.
Texto e fotografia: Departamento Nacional Proteção Civil

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.