Soest, na Holanda, foi o palco do primeiro encontro do ano desta rede informal de parcerias.

Com dois representantes da Secretaria Internacional do CNE presentes entre os 85 participantes de 34 países, distribuídos por quatro regiões escutistas. Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia, Ghana, Butão, México, Curaçao foram alguns dos países convidados da região Intramericana e Asiática a mostrar as suas parcerias com países europeus. Destacou-se, igualmente a presença de associações escutistas do leste da Europa (Bulgaria, Lituânia e Polónia) que partilharam algumas oportunidades de parceria.

O programa foi variado e o enfoque esteve nas parcerias e na partilha de boas práticas nessas parcerias. Os workshops foram variados e sempre dinamizados por especialistas internacionais. Desta vez estiveram presentes, para além de representantes da região europeia, elementos da região africana e intramericanos para explorar oportunidades de construir pontes entre os continentes.

Houve ainda tempo para mostrar o que Portugal e Brasil partilham na sua parceria na CEL (Comunidade do Escutismo Lusófono) e a Insígnia da Lusofonia.

Oportunidade, também, para fazer muitos contatos com diversas associações da Europa e da Região Inter-Americana que podem dar origem a parcerias que tragam mais-valias efetivas para os elementos do CNE.

O Programa Educativo da IV Secção foi muito elogiado por diversas associações de outros países que estão a precisar de alternativas aos programas educativos vigentes. Os procedimentos da Secretaria Internacional na preparação de Atividades Escutistas Internacionais foi outro dos aspetos notados por outras associações, que ainda não conseguem ter um controlo real das atividades internacionais dos seus elementos.

Texto de: Tânia Coutinho. Fotografia de: Internacional CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade