A livraria da Universidade Católica, em Lisboa, recebeu ontem às 19h00 a apresentação do livro “Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal”, sob orientação do Prof. Américo Pereira, com selo da editora da Universidade Católica Portuguesa, e que nasceu de um trabalho conjunto entre o Corpo Nacional de Escuta s(CNE), a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, do Movimiento Scouts Católico (Espanha), e do Comité Europa/Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), e contou também com o apoio da fundação Porticus.
Ao longo dos últimos três anos, o CNE, através da equipa do projeto Entre Linhas, desafiou a associação a debater e a refletir sobre este tema. Todo o trabalho desenvolvido deu origem a um Simpósio, realizado em janeiro de 2023, onde se detalharam discussões e debates em todas as vertentes, desde a teológica à biológica. Deste Simpósio, nasceram diversos artigos que se traduziram agora na edição deste livro, que conta com a colaboração de vários autores.Neste lançamento, que contou com uma ilustre plateia, marcou também presença o Dr. Fernando Moita, diretor do SNEC, que esteve também em representação de D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
No programa da apresentação do livro “Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal”, esteve incluído um debate, moderado pelo jornalista Jorge Wemans, em que participaram o Pe. Luís Marinho, coordenador do projeto Entre Linhas, da Professora Susana Costa Ramalho, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, e do Pe. José Frazão, diretor da revista Brotéria.
Para o Professor Américo Pereira, a coordenação deste livro foi bastante interessante porque resultou num trabalho «positivo e cristão. As pessoas foram todas absolutamente extraordinárias em termos de colaboração, foi um gosto trabalhar com toda a gente e de facto é mesmo um livro feito em comunidade. É um livro que é de todos os autores a quem eu tenho de manifestar o meu agradecimento pela sua extraordinária e livre colaboração». Acrescenta ainda que «o livro não é só do Corpo Nacional de Escutas. Foi pensado para ajudar a ser um ponto de viragem, contudo a viragem é feita naquilo que é, utilizando uma linguagem cristã, o coração de cada pessoa. Se as pessoas não desejarem mudar a visão das coisas, se não partir delas esse desejo de mudar, não há livro algum que faça isso».
Anabela Antunes, responsável pela Católica Editora, a decisão de editar este livro foi muito fácil, por ser um tema atual e necessário «não só para o cristão, mas também para a pessoa como indivíduo, para ter a perceção destes assuntos». Acrescenta que «Estamos neste momento numa altura a ser interpelados à reflexão, em muitas vertentes. Nesse sentido, talvez haja essa abertura para que, ao ser lido, exista também uma reflexão, uma desconstrução, de muitos conceitos que estavam se calhar fechados e solidificados. Desta maneira consegue-se uma interpretação diferente de certas “ideologias” que se calhar precisam de ser questionadas».
Para o Pe. Luís Marinho, coordenador do projeto Entre Linhas, o lançamento do livro traduz-se em alegria «pelo caminho que percorremos, por ter sido possível cumprirmos este objetivo, que é partilhar com um público mais vasto a reflexão plural que fizemos, para que cada um agora faça o seu caminho. Cada um individualmente, o CNE como associação, e que possa contribuir para que em muitos âmbitos, na Igreja, na sociedade, na Academia, estes assuntos possam ser mais aprofundados». O trabalho da equipa Entre Linhas é agora transmitir a outros o que foi desenvolvido «agora é a fase de transmitir e de partilhar com outros para que cada um faça o seu próprio caminho. Vamos tentar por o máximo de instrumentos concretos para que cada um possa apropriar-se desta reflexão e fazê-la sua».
O livro “Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal” já está à venda no DMF online, neste link. Podes também assistir a esta apresentação no canal de Youtube do Escutismo, disponível aqui.