Envia uma mensagem de esperança em homenagem ao Papa Francisco

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira. 

Sob o lema “A Light of Hope, a Light of Peace”, a iniciativa foi divulgada através das redes sociais da CICE e pretende reunir testemunhos que serão enviados ao Vaticano como tributo ao Pontífice. As mensagens (uma palavra, frase ou memória) podem ser submetidas através deste formulário.

O Papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21 de abril, no Hotel Domus Santa Marta. Optando por não ocupar os aposentos formais do Palácio Apostólico, foi esta a sua residência habitual durante o pontificado, para que pudesse estar mais próximo dos fieis. O corpo foi transladado ontem, 23 de abril, para a Basílica de São Pedro, onde permanecerá até ao funeral, marcado para 26 de abril, às 9h00 (hora de Lisboa). 

O ritual fúnebre seguirá as alterações por ele introduzidas: um caixão de madeira simples com interior de zinco, sem os três caixões tradicionais, e será sepultado diretamente no chão da basílica, acompanhado pela vela pascal. Conforme o seu testamento, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, local que abriga o seu ícone favorito da Virgem Maria. Na sepultura, será gravada uma única inscrição: “Franciscus”.

Após o funeral, iniciar-se-ão os novendiali – nove dias de luto oficial –, período em que os cardeais se reunirão em Roma para preparar o conclave, onde será escolhido o novo papa. O conclave deverá ocorrer entre 15 a 20 dias após a declaração de “sede vacante”, podendo ser antecipado por consenso dos cardeais.

O Papa Francisco faz a sua última aparição pública no Domingo de Páscoa, abençoando os fieis na Praça de São Pedro. A sua vida marcada pela humildade, desde a escolha de residência até às reformas nos ritos fúnebres, inspira a iniciativa “Mensagens de Esperança” da CICE. «Em tempos difíceis, pequenas palavras podem reacender a luz», lembra a conferência através das suas redes sociais, incentivando todos a homenagearem o Pontífice que tanto valorizou o diálogo e a juventude.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CICE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade