A Equipa Nacional do Programa Educativo (ENPE), representada pelo seu coordenador, os coordenadores das secções e a coordenadora da Equipa de Avaliação do Programa Educativo, deslocou-se às regiões de Bragança, Vila Real e Lamego nos dias 13 e 14 de dezembro, no âmbito do Programa de Apoio às Regiões.
Com o objetivo de acompanhar as regiões na implementação do programa educativo, assegurando a qualidade do escutismo, a animação territorial e a aplicação efetiva do programa educativo, o Programa de Apoio às regiões envolve uma primeira fase, o Lançamento, que teve lugar este fim-de-semana; o Encontro Regional de Chefes de Unidade, a ter lugar entre fevereiro e abril; e uma avaliação, a decorrer no início do próximo ano escutista.
Nesta fase, de Lançamento, a ENPE reuniu com as equipas regionais das três regiões, procurando identificar as principais dificuldades e preocupações sentidas ao nível dos agrupamentos e das secções. O principal motor do fim-de-semana foi o conhecimento da realidade das regiões, permitindo um acompanhamento mais próximo e mais direcionado para as suas especificidades. Algumas das questões abordadas irão ser, posteriormente, trabalhadas no Encontro Regional de Chefes de Unidade.
Texto de: Joana Osório. Fotografia de: Equipa Nacional do Programa Educativo.