Nos últimos dias o fogo não tem dado tréguas aos bombeiros, com centenas de fogos registados de norte a sul do país e ainda a região da Madeira.
O norte tem sido a região mais fustigada com o registo de cinco grandes fogos, e ainda a região da Madeira conforme informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
A Junta Regional de Aveiro tem estado a dar apoio aos incêndios registados em Águeda e Oliveira do Bairro. Dezenas de escuteiros, organizados equipas dão apoio logístico aos bombeiros. Preparação e distribuição de alimentos, limpeza do quartel, recolha e armazenamento de mantimentos são algumas das tarefas de apoio.
De acordo com Rui Proença, do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança no momento já estão envolvidos cerca de 200 escuteiros no apoio logístico aos bombeiros, havendo registo igualmente do envolvimento de escuteiros da região de Vila Real nos incêndios registados na região.
Neste momento encontram-se mais de 3300 bombeiros no terreno, apoiados por 994 veículos e 26 meios aéreos, registando-se no total 109 incêndios ativos de acordo com informações da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Junta Regional de Aveiro.