Coordenação com Assistência Nacional, Servitas e Proteção Civil permite apoiar fiéis ao longo do ano.

Todos os anos o 10 de junho, o 15 de agosto e os dias 13 entre maio e outubro (data das Aparições de Nossa Senhora de Fátima) são dias em que milhares de fiéis peregrinam até ao Santuário de Fátima. Para garantir a segurança e assistência a todos os que se deslocam até Fátima o Corpo Nacional de Escutas colabora com a Proteção Civil, através do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança, e com a Associação dos Servitas de Fátima, através da Assistência Nacional, articulando esforços e planeamentos de segurança.

Ao Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança cabe a tarefa de assegurar a manutenção dos corredores de emergência no recinto, encaminhar peregrinos perdidos ou a necessitar de assistência médica e o controlo das entradas e saídas enquanto a Equipa de Serviço ao Santuário de Fátima é responsável por fazer um cordão de segurança, vigiar o período noturno, prestar primeiros socorros e fazer a evacuação dos fiéis que precisam de apoio médico.

De acordo com documentação do Santuário de Fátima, desde 1925 que há registos da participação, do então, Corpo Nacional de Scouts: “ (…) Aparece agora o Dr. Carlos com as suas correias de “servita-maqueiro” nos dá os bons dias e nos apresenta o Sr. Augusto Reis, Chefe dos “scouts” de Leiria (…)”. Hoje, através de um acordo entre o CNE e os Servitas de Fátima, os elementos da Associação podem candidatar-se a integrar o corpo de voluntários, bastando para isso que cumpram alguns requisitos: ser Escuteiro com Promessa feita, ter idade mínima de 16 anos, estar corretamente uniformizado e viver o serviço em atitude de peregrino.

Texto de: Rita Penela com Inês Castanheira. Fotografia de: João Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade