Membros do projeto Trilhos da Natureza do Departamento Nacional de Ambiente, do CNE, participaram num curso promovido pela International Mountain Bicycling Association (IMBA), entidade internacional mais reconhecida pelas suas ações de formação que visam o acesso responsável e livre aos espaços naturais públicos.
O curso teve lugar em Itália nas Termas de Porretta, Bolonha e foi organizado pela recém-criada IMBA Itália com o apoio da IMBA Trail Solutions. Durante os dias 11 e 12 de Abril, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os oradores Shane Wilson (USA) e Mark Mclure (UK), ambos profissionais, e de colocar em prática as técnicas utilizadas na construção de novos trilhos e de realizar trabalhos de reparação e manutenção em trilhos existentes.
Foram abordadas diversas fases de construção, dando um especial destaque à fase de planeamento que é responsável por 90% do sucesso de um trilho sustentável. Durante a noite houve espaço para troca de experiências e apresentado um documentário sobre a resolução de conflito entre utilizadores e gestores de uma área protegida.
O projeto Trilhos da Natureza espera agora conseguir aplicar estes conhecimentos no trilho das árvores que está a ser construído em Idanha-a-Nova no CNAE e consolidar a presença do CNE na organização da primeira escola de construção de trilhos (trail building school) em Portugal.
Esta certificação comprova o esforço do CNE no sentido de qualificar os seus dirigentes para a construção responsável de percursos sustentáveis e adaptados à pedagogia escutista, dando assim um passo muito importante na proteção e conservação da natureza. Sendo uma área pioneira em Portugal, estes conhecimentos colocam o CNE na vanguarda da construção de trilhos e abre caminho a novas aventuras!
Texto de: Paulo Santos. Fotografia de: Edoardo Melchiori – IMBA Italia.