A Casa Episcopal de Setúbal acolheu, no dia 13 de novembro, um jantar-conversa que reuniu o Cardeal Américo Aguiar, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, e 19 jovens católicos entre os 16 e os 30 anos, provenientes de todas as vigararias da diocese. Entre os convidados estiveram vários escuteiros da Região de Setúbal, selecionados pelo Chefe Regional, dos agrupamentos 835 Casal do Marco, 64 São José de Setúbal, 585 Corroios, 223 Alcochete, 1388 Samouco, 484 Anunciada, 927 Santo André, 690 Barreiro e 253 Seixal.
O encontro surgiu no âmbito da visita de três dias que José Luís Carneiro realizou ao distrito. Enquanto católico, o secretário-geral manifestou o desejo de ouvir jovens da Igreja sobre as suas inquietações, desafios e expectativas. A iniciativa proporcionou uma conversa aberta na qual os jovens puderam expor diretamente as suas preocupações.
Entre os presentes esteve Maria Teixeira, do Agr. 835 Casal do Marco, que destacou «essencialmente a preocupação que houve em ouvir os jovens, não só no distrito de Setúbal, como em todo o país. O Sr. José Luís Carneiro explicou-nos que anda um pouco por todo o país a auscultar os jovens, as suas preocupações e necessidades», afirmou.
Para Maria, escuteira e jovem católica, o momento foi também uma oportunidade para abordar temas que considera importantes. «Quis abordar essencialmente a conciliação de princípios católicos com ideologias políticas, principalmente por se tratar de um partido de esquerda», explicou.
A jovem refere que o encontro revelou grande convergência entre aqueles que participaram. «Enquanto jovens, não houve muitas divergências e mostramos todos estar de acordo nas nossas preocupações: redes de transportes fora das capitais, crescente emigração dos jovens em Portugal, perspetivas futuras para os jovens portugueses, acesso ao ensino superior…», resumiu.
O encontro, promovido pela Diocese de Setúbal, foi mais uma oportunidade para unir pontes entre a fé, a juventude e a política, realidade comum no bispado do Cardeal Américo Aguiar. Desde 2023 bispo da Diocese de Setúbal, o cardeal é conhecido pela atenção constante às questões cívicas e pela defesa de uma Igreja que escuta e acompanha, sendo presença regular em eventos da política partidária do distrito.