
Preparar o KISC JOTA-JOTI na segunda edição da Digital Work Party
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
Mais de 40 escuteiros do CNE, FNA e Fraternal Escotista participaram no passado fim de semana no IIIº Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista, em Montariol, região de Braga, cujo tema de 2025 foi “Divulgar, Conservar e Pôr em Prática”.
Coorganizado pelo Museu do Escutismo de Dume e pelo Museu da Memória do Agr. 660-Montariol, com o apoio do Centro de Documentação Escutista e Museu do CNE, este colóquio, que decorreu entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, juntou o mais antigo museu escutista em Portugal e o mais recente, criando uma sinergia que foi valorizada por todos os participantes. Ao longo de três dias foram vários os ateliers, palestras, visitas culturais e trocas de ideias. Sendo um grande motivo de destaque a priorização de atividades e ateliers mais práticos nesta edição.
Durante o dia de sábado o programa foi preenchido começando com uma palestra dedicada à vida de D. Manuel Vieira de Matos, cofundador do CNE, e a cidade de Braga.
Seguiu-se depois uma importante oficina de como cuidar de livros e documentos em papel. Os participantes, que tinham sido desafiados a trazerem consigo um livro para trabalharem, mostraram verdadeiros tesouros de história escutista. O último atelier do dia foi dedicado à montagem de exposições.
O recheado programa de sábado foi concluído com uma visita ao Núcleo Arqueológico de Dume, e ao Museu do Escutismo de Dume, que em breve celebra os seus 20 anos de abertura ao público.
Domingo o dia foi dedicado à visita do Tesouro Museu da Sé de Braga e à Capela Árvore da Vida, no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo. Uma fabulosa capela toda construída em madeira e sob encaixes, isto é, sem recorrer a pregos ou outras formas de união.
Após a eucaristia foi anunciado que o IVº Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista será organizado pela Junta Regional de Santarém, que celebrará brevemente as suas bodas de ouro e conta abrir um espaço museológico que valorize a história e tradições ribatejanas.
Texto: Centro de Documentação Escutista.
Fotos: Organização do IIIº Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O KISC (Kandersteg International Scout Centre) anuncia o regresso do JOTA-JOTI, uma experiência que permitirá aos escuteiros de todo o mundo viver o espírito deste centro escutista suíço sem saírem de casa. Já te podes inscrever!
Nos dias 9 a 13 de Abril, o CNE marcou presença no AGORA 2025 na cidade de Tirana, na Albânia.
A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference