Escuteiros e Escoteiros de Beja conectam-se ao mundo no JOTA-JOTI 2025

O Agrupamento 641 de Beja, em parceria com o Grupo 234 da AEP de Beja, participou este ano no JOTA-JOTI 2025, um fim de semana inteiramente dedicado à comunicação e à fraternidade escutista além-fronteiras.

A atividade decorreu na Base Aérea n.º 11 de  Beja, onde esteve instalada a estação CR5BJA, representando o Corpo Nacional de Escutas com os operadores Ricardo Maio CT2IIZ e Paulo Pires CT2GKS, ambos dirigentes do CNE. Para além das habituais atividades escutistas, os participantes tiveram  a oportunidade de descobrir o fascinante mundo das radiocomunicações através de um  atelier de rádio, dinamizado por um radioamador convidado, Luis Serrano CS7BAX, que explicou aos mais novos o funcionamento dos equipamentos e a magia de “falar com o  mundo”. As condições de propagação este ano foram particularmente favoráveis, permitindo estabelecer contacto com diversas estações nacionais e internacionais – incluindo Áustria, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha e Itália. No total, estiveram presentes 50 elementos do Agrupamento 641 do CNE e 28 elementos do Grupo 234 da AEP, partilhando momentos de convívio, descoberta e espírito escutista.  

O Agrupamento 641 de Beja agradece de forma especial ao Comandante da Base Aérea n.º 11, pela disponibilidade e apoio na cedência do espaço e das instalações militares, fundamentais para o sucesso desta atividade. 

Texto e fotos: Agrupamento 641 Beja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália

O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade