
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Agrupamento 641 de Beja, em parceria com o Grupo 234 da AEP de Beja, participou este ano no JOTA-JOTI 2025, um fim de semana inteiramente dedicado à comunicação e à fraternidade escutista além-fronteiras.
A atividade decorreu na Base Aérea n.º 11 de Beja, onde esteve instalada a estação CR5BJA, representando o Corpo Nacional de Escutas com os operadores Ricardo Maio CT2IIZ e Paulo Pires CT2GKS, ambos dirigentes do CNE. Para além das habituais atividades escutistas, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir o fascinante mundo das radiocomunicações através de um atelier de rádio, dinamizado por um radioamador convidado, Luis Serrano CS7BAX, que explicou aos mais novos o funcionamento dos equipamentos e a magia de “falar com o mundo”. As condições de propagação este ano foram particularmente favoráveis, permitindo estabelecer contacto com diversas estações nacionais e internacionais – incluindo Áustria, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha e Itália. No total, estiveram presentes 50 elementos do Agrupamento 641 do CNE e 28 elementos do Grupo 234 da AEP, partilhando momentos de convívio, descoberta e espírito escutista.
O Agrupamento 641 de Beja agradece de forma especial ao Comandante da Base Aérea n.º 11, pela disponibilidade e apoio na cedência do espaço e das instalações militares, fundamentais para o sucesso desta atividade.
Texto e fotos: Agrupamento 641 Beja.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.