Escuteiros espanhóis em angariação de fundos para apoiar as vítimas da catástrofe climática em Valência

Em resposta às cheias que atingiram a região de Valência a 29 de outubro, a Federación de Escultismo en España (FEE) lançou uma campanha de doações solidárias para apoiar a recuperação das infraestruturas e o trabalho dos voluntários.

As intensas chuvas que atingiram a região de Valência, Espanha, no passado dia 29 de outubro deixaram um rasto de destruição. Segundo a Federación de Escultismo en España (FEE), o volume de água acumulado ultrapassou os 600 litros por metro quadrado em áreas próximas à cidade de Valência, sendo Barranco del Poyo uma das zonas mais afetadas.

A resposta da comunidade local, incluindo escuteiros voluntários, tem sido crucial para os trabalhos de limpeza e apoio às populações afetadas. Numa nota endereçada a todas as associações e organizações escutistas e guidistas, a Federación de Escultismo en España (FEE), que congrega o Movimiento Scout Católico (MSC) e a Federación de Asociaciones de Scouts de España (ASDE), comunicou o lançamento de uma campanha de doações solidárias para apoiar as tarefas emergenciais e os esforços de reconstrução a longo prazo. Explicou a FEE que «a população tem suas necessidades básicas asseguradas, logo não é necessário enviar roupas, bens ou alimentos» e que os materiais farmacêuticos e cuidados de saúde estão a ser repostos gradualmente. 

De acordo com a FEE, «a prioridade agora da sociedade espanhola é restaurar a infraestrutura básica» como as estradas e ferrovias na região de Barranco del Poyo, para permitir «o acesso de um maior número de veículos pesados ​​para começar a remover todos os escombros e as milhares de toneladas de lama acumulada». Neste sentido, a FEE apela à participação «nesta campanha de doações na medida das suas possibilidades» e à divulgação da angariação nas associações escutistas e guidistas. As doações irão apoiar diretamente o trabalho voluntário dos escuteiros nas zonas afetadas e a reabilitação das infraestruturas, podendo ser feitas através dos seguintes dados bancários: IBAN ES78 0049 6791 7926 1601 4243 e SWIFT/BIC BSCHESMM.

A força das águas, segundo a nota divulgada pela FEE, resultou num fluxo de 2.230 metros cúbicos por segundo, mais de cinco vezes a média do rio Ebro, o mais volumoso do território espanhol. Até o momento, as cheias resultaram em mais de 200 mortos e cerca de 50 desaparecidos, além de desestruturar a vida em 71 localidades.

Texto: Catarina Valada.

Fonte: Federación de Escultismo en España (FEE).

Fotos: Agr. 320 Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.