No âmbito da ativação do Plano de Emergência Municipal para o concelho de Mangualde, a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu constituir e colocar em funcionamento o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), de forma a planear e organizar as medidas de mitigação da propagação do vírus Covid-19 pelo concelho.
Esse CCOM é constituído pelo representante da Proteção Civil Municipal de Mangualde, vereação municipal e os oficiais de ligação das seguintes entidades, Juntas de Freguesia do Concelho, Bombeiro Voluntários de Mangualde, Destacamento da GNR de Mangualde e Agrupamento 299, Mangualde.
O CCOM reúne diariamente para um breafing sobre as medidas decidas nas reuniões anteriores e planificação e organização das medidas a implementar.
No âmbito dessas medidas foram colocadas duas missões ao CNE:
Em resultado de uma doação realizada ao Município de camas, foram destacados elementos para proceder à respetiva montagem num dos lares do concelho, que permitiu duplicar a capacidade instalada nesse lar. Esse espaço, depois de devidamente montado e organizado, vai permitir a separação de utentes do lar que se encontrem infetados mas também receber utentes de outras IPSS do concelho que não têm capacidade instalada nas suas instalações. O espaço ainda não está operacional na medida em que ainda faltam concluir algumas obras de construção civil de adaptação do espaço.
Outra missão é de forma a aumentar a capacidade de transmissão de mensagens sonoras à população do concelho de Mangualde, nomeadamente #fiqueemcasa.
A viatura circula, ininterruptamente, durante 9 horas, em turnos de 3 horas cada, desde as 10h às 19h, operada apenas pelo motorista. Nesta missão são percorridos 350 kms diários e são feitas três passagens em cada aldeia da rota definida. Existem 2 rotas definidas, a rota Nascente e a rota poente, uma vez que a missão é partilhada com uma viatura da Proteção Civil Municipal, circulando as duas de forma alternada e sem sobreposição nas referidas rotas.
Para além destas missões, o Agrupamento tem ativa, diariamente, a sua Equipa de Apoio de Retaguarda, constituída por seis elementos, mas tem uma reserva de elementos à chamada de mais 17, entre Caminheiros e Dirigentes.
Esta ação está devidamente enquadrada com as diretrizes enviadas pela Junta Central, na sua circular 08-CN-2020.
Texto de: Sérgio Barroso. Fotografia de: Agrupamento 299.



