A bordo da fragata Independência escuteiros conheceram in loco o dia a dia de um navio de guerra.

Quatro marinheiros do agrupamento 1100, Parque das Nações, acompanhados do seu dirigente e coordenador da equipa nacional do escutismo marítimo, João Fonseca, tiveram a oportunidade única de visitar um navio de guerra brasileiro que se encontrava atracado na Gare Marítima da Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.

O contacto inicial foi feito pela própria fragata, batizada com o nome Independência. Um dos membros da tripulação e também diretor técnico (dirigente) do agrupamento de escutismo marítimo 126º GEMar PHOENIX – Brasil – RJ, Nilvan Coutinho, contactou a equipa nacional marítima para dar a possibilidade de realizar uma pequena visita à embarcação para todos os grupos marítimos interessados.

Desta forma, quatro marinheiros do agrupamento 1100, Parque das Nações acederam ao pedido e subiram a bordo do Independência, a fim de conhecer um pouco mais sobre uma fragata com 37 anos de idade, que parou em Portugal, na sua viagem de regresso ao Brasil, após uma missão de seis meses de patrulhamento marítimo, junto à costa do Líbano.

Recebidos pelo chefe Nilvan, que fez questão de utilizar o lenço de escuteiro e de partilhar um pouco das vivências dele como chefe de escutismo marítimo no Brasil, os jovens subiram a bordo, tendo sido acolhidos pelo capitão da fragata, Marcelo Lancellotti, e pela restante tripulação.

Os marinheiros tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos materiais de armamento da fragata, o centro de operações de combate, chamado o “cérebro” do navio, e algumas divisões do navio, como a cantina, a sala de exercícios, sala de lazer e o passadiço de controlo da embarcação.

Após a visita, o chefe Nilvan ofereceu um pequeno lanche aos jovens na cantina, procedendo-se, de seguida, à troca de insígnias entre os dois grupos escutistas de países irmãos.

A fragata Independência parte hoje em direcção ao Brasil, passando por Las Palmas e Salvador da Bahia, antes de chegar à base no Rio de Janeiro.

Texto e fotografia de: Diogo Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Edição 2025 do Enforma

Esta atividade destina-se a todos os dirigentes que fazem parte do Quadro Nacional de Formadores do CNE e decorrerá nos dias 20 e 21 de setembro, no Seminário Diocesano de Leiria.

Alerta a Riscos de Incêndio

Nos próximos dias devido às temperaturas muito elevadas recomenda-se cuidados redobrados e avaliações de risco nas atividades.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade