No passado dia 3 de Julho arrancou mais uma edição do “Alerta para a floresta” no concelho de Viana do Castelo, fruto de uma cooperação institucional entre a Junta Regional e a Câmara Municipal.

Em pleno Monte de Santa Luzia – Viana do Castelo, uma das áreas que abrangem esta iniciativa, estiveram presentes para além dos jovens envolvidos nesta acção, o Chefe Regional, Manuel António Azevedo Vitorino e outros dirigentes regionais, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, o segundo-comandante do CDOS, o coordenador da Protecção Civil Municipal, o comandante dos bombeiros municipais e alguns quadros superiores do gabinete florestal do municipio.
A vigilância florestal a realizar pelos escuteiros faz-se nos planos da sensibilização das populações e ainda através da vigilância fixa e da vigilância móvel, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

Como sequência da experiência bem sucedida na vigilância florestal nos anos anteriores, e do facto de os escuteiros terem já uma sensibilidade para este tipo de iniciativas, 2010 conta com a participação de cerca de 20 escuteiros oriundos de diversos agrupamentos da região numa cooperação institucional entre a Junta Regional do CNE e o município de Viana do Castelo.

A dimensão ambiental e de serviço à comunidade, permite aos jovens envolverem-se na construção do seu projecto pessoal de vida a partir do projecto educativo do escutismo, seguindo um dos legados do fundador do Escutismo mundial Baden Powell: “Deixai o Mundo melhor do que encontrastes!”

Texto e Fotografia: João Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade