Primeira sessão de lançamento do livro sobre o Pe. Jacques Sevin contou com a presença de Mère Madeleine Bourcereau

Este sábado, 24 de outubro, decorreu no Porto a primeira sessão de apresentação do livro sobre o Pe. Jacques Sevin, fundador do Escutismo Católico.

Na apresentação do livro – “Fundador do Escutismo Católico – O Padre Jacques Sevin” – esteve presente Mère Madeleine Bourcereau a 3ª Prioresa das Irmãs de Santa Cruz de Jesuralém, congregação feminina fundada pelo Pe. Jacques Sevin e, atualmente, Superiora da comunidade de Aix-en-Provence. Mère Madeleine é também membro honorário dos Scout et Guide de France e autora de uma das biografias do Pe. Sevin: Jacques Sevin, fondateur et mystique, obra que integra o processo de beatificação do Pe. Jacques Sevin.

“O escutismo tem valores fundamentais estáveis mas que devem ser vividos adaptados à época”, respondeu Mère Madeleine quando questionada sobre se o escutismo católico, atualmente, se encontra muito afastado do conceito original.

A obra, apoiada por inúmeras fotografias, conta a história do Pe. Jacques Sevin e simultaneamente do escutismo católico. Mère Madeleine aproveitou a apresentação do livro para explicar o contexto em que o Pe. Sevin fundou o escutismo católico. O Pe. Sevin antes de desenvolver o projeto que tinha em mente visitou Baden-Powell e, em torno do chã das cinco, discutiram o conceito de escutismo católico.

O Pe. Sevin fundou também a ordem da Cruz de Jerusalém, uma ordem que utiliza como pano de fundo a Cruz de Jerusalém, revelando a abrangência do sacrifício de Cristo (pelos quatro cantos do mundo) e a Flor de Lis, como símbolo do escutismo, uma componente muito transversal à obra de Sevin. Ao reescrever a Lei de Escuta e a Promessa o Pe. Sevin introduziu a vertente espiritual no escutismo. Sevin foi também o percursor da CICE (Conferência Internacional do Católica do Escutismo) mantendo-se sempre fiel aos ensinamentos de Baden-Powell.

Mère Madeleine terminou a apresentação do livro incentivando à leitura e meditação sobre o livro para que todos tenham a possibilidade de conhecer o Pe. Sevin e concomitantemente as raízes do escutismo católico. “Escuteiros que sejam santos é tudo o que Deus espera de vocês!”, sublinhou ainda Madeleine Bourcereau.

Para apresentação do livro – “Fundador do Escutismo Católico – O Padre Jacques Sevin” – estiveram também presentes na Igreja de São Bento da Vitória o Padre Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE, Rosário Pereira, dirigente do CNE que auxiliou à tradução simultânea, e Rui Vasconcelos, da editora Apostolado da Oração, editora responsável pela adaptação e tradução do livro para português. Marcaram presença nesta primeira apresentação Norberto Correia, Chefe Nacional do CNE, Joaquim Freitas, Secretário Internacional do CNE, Ana Pires Costa, Secretária Nacional para o Ambiente e Prevenção, e ainda o Chefe Regional do Porto, Hugo Carvalho.

O livro já se encontra disponível no DMF.

Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança!

Hoje comemoramos o Dia Internacional dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro desde 1954 para relembrar a importância de proteger, valorizar e promover os direitos fundamentais das crianças e jovens.