
Jubileu da Juventude leva milhares de jovens portugueses a Roma
Entre os peregrinos do Jubileu da Juventude em Roma, estiveram mais de 11 mil portugueses, incluindo escuteiros, que se juntaram a uma das maiores celebrações do Ano Santo.
O CNE já lançou a campanha do calendário de 2026 «Escutismo em todo o lado!», inspirada na missão do Movimento Escutista como construtor de paz e promotor de pontes entre povos e culturas.
«Escutismo em todo o lado» é o mote que guia esta campanha, que se mantém há mais de quatro décadas. O tema escolhido procura evidenciar a forma como os escuteiros constroem a paz de forma discreta mas constante, em ação transformadora por toda a parte – nas ruas, nas comunidades, nos espaços naturais… Por vezes invisíveis ao olhar do público em geral, os escuteiros estão, no entanto, a trabalhar ativamente em todo o lado para criar ambientes de serviço, cuidado com os outros e com o meio que os envolve.
A iniciativa tem como metas envolver pelo menos 850 agrupamentos e chegar ao público com 300 mil exemplares, fixando como objetivo mínimo a venda de cinco calendários por escuteiro. O preço unitário mantém-se nos 2 euros, sendo que este ano, além do formato tradicional, estará também disponível um calendário de secretária com o custo de 1 euro, embora este não conte para o prémio «Agrupamento Top Calendário».
Os agrupamentos que demonstrarem maior empenho poderão candidatar-se a este prémio, que distingue 20 vencedores, atribuindo valores entre 1.000 e 50 euros como incentivo. No total, a campanha poderá mobilizar a venda de mais de 327 mil calendários, tendo em conta os objetivos fixados pelas diferentes regiões, incluindo Açores, Madeira e ainda agrupamentos portugueses no estrangeiro, como Macau, Genebra e Zurique.
Mais do que um objeto utilitário, o calendário assume-se como um meio de divulgar o Escutismo, gerar recursos para o Movimento e aliviar os encargos financeiros com atividades das famílias dos nossos elementos.
Para mais informações, podes consultar a Circular 11-SNG-2025 através deste link ou contactar o Diretor de Serviços, Rui Figueira, pelo email rfigueira@escutismo.pt.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
Entre os peregrinos do Jubileu da Juventude em Roma, estiveram mais de 11 mil portugueses, incluindo escuteiros, que se juntaram a uma das maiores celebrações do Ano Santo.
Mais de sete mil jovens celebraram o final de dez dias de escutismo internacional nos Jardins do Palácio de Cristal. O 16.º World Scout Moot terminou ontem, a 3 de agosto.
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).