23 Agrupamentos do CNE e dois grupos da AEP participaram nesta atividade, no Parque de Ciência Viva. Pelo oitavo ano consecutivo é realizada neste local, com o apoio da Câmara Municipal de Constância. O Acampamento Margaridas decorre desde 1990 neste concelho.
O tema escolhido para o 22º Acampamento Margaridas foi o Escutismo Global e fez ligação à «viagem através do sonho, de modo a podermos transformar os mesmos sonhos, do fantástico, em realidades diárias» refere a organização.
Uma atividade aberta às quatro secções, que permitiu aos Lobitos viver no País das Maravilhas, aos Exploradores conhecerem Camanchão – terra compõe o imaginário de D. Quixote – aos Pioneiros viverem as viagens de Gulliver e, por último, aos Caminheiros o conhecimento da sabedoria do caminho de S.Paulo, que conduz a quarta secção ao triunfo.
A abertura de campo contou com a participação de várias entidades da autarquia, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Constância, o presidente da junta de freguesia de Constância, e da junta de freguesia de Santa Margarida.
A organização explica que os participantes «foram unânimes de que valeu a pena viver mais uma atividade onde nem tudo é Carnaval, mas sim um Mundo Novo em Promessa», esta menção é utilizada pela organização, o 707, ao longo de 22 anos.
Paulo Almeida, chefe de agrupamento de Santa Margarida, refere ainda que «estamos em condições de garantir que a equipa que vai levantar Margaridas 2013 já mexe».
Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de: Paulo Almeida.