Escutismo em tempos de Covid-19: O encerramento de um ciclo

A evolução da pandemia permite aos poucos regressar à normalidade. Os jovens carregam agora uma mochila cheia de esperança e saudades da vida em campo.

Após dois anos de escutismo em casa, a Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) acredita ser o momento de concluir o processo de construção e indicação de medidas de controlo de Covid-19 no escutismo. Segundo Paulo Pinto, chefe nacional adjunto «o momento que vivemos em relação à pandemia está definitivamente diferente, por isso, chega a hora de serem os próprios agrupamento a ir definindo as suas regras para uma retoma que queremos que seja segura e o mais rápida que possível, sem que durante esse caminho existam qualquer bloqueio ou mal-entendido, assim terminamos com a indicação de qualquer medida». O chefe nacional adjunto salienta a importância das estruturas regionais e dos agrupamentos, que contribuíram positivamente para que todo o processo fosse bem-sucedido. Para que o escutismo em tempo de Covid-19 fosse concretizado, foi necessário que existisse uma equipa dedicada a este projeto, a quem Paulo Pinto agradece a dedicação «para eles um enorme bravo pela sua dedicação e empenho para que o escutismo fosse sempre um espaço seguro, onde as nossas crianças e jovens se sentissem felizes, úteis e saudáveis».

Nesta retoma, os agrupamentos enfrentam agora o desafio de recuperar a confiança junto da comunidade, crianças e jovens, e para tal poderão contar com o apoio do projeto Bolota, que se desenvolve tendo como base o imaginário “Homem que Plantava Árvores” de Jean Giono, uma história sobre o poder do ser humano e da forma como é capaz de influenciar tudo à sua volta.

Entre as temáticas Atrair, Confiança e Motivar, os agrupamentos irão encontrar vários recursos e sugestões para dinamizar atividades em comunidade ou no agrupamento.

Para mais informações sobre o Projeto Bolota consulta o respetivo site ou a circular 02-CNA-2022.

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade