Ao Chefe Nacional coube a mensagem de abertura desde a Estação Nacional, em Coimbra. “O Jamboree no ar ou pela Internet, desde logo por definição não tem limites, nos contextos da comunicação e da fé o nosso mundo é infinito”, esclareceu o Chefe Nacional.
Começou por destacar a inexistência de fronteiras na comunicação entre escuteiros. “É a maior atividade escutista tanto do ponto de vista da territorialização como do envolvimento de escuteiros de todo o mundo cuja participação universal devia ser reconhecimento do valor educativo, sobretudo no sentido da formação do cidadão e da formação da paz”, declarou.
Avançando então com um desafio: “Se o ser humano o quiser o infinito é o seu único limite, para isso temos de ver o mundo como uma oportunidade para nós e para os outros”.
A mensagem de abertura do Chefe Nacional terminou com a saudação à Associação de Guias de Portugal, à Associação de Escoteiros e ao CNE, com votos de reforço de relações entre os elementos.
“Desejo a todos os membros da Associação de Guias de Portugal, da Associação de Escoteiros de Portugal e do Corpo Nacional de Escutas que possam surfar nestas ondas fazendo cada vez mais contactos e amizades para que o infinito seja de facto o seu único limite”.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: João Matos.