O contacto online entre os elementos está a tornar-se, cada vez mais, uma ferramenta indispensável. Usadas da melhor forma as Redes Sociais podem ajudar a recrutar novos elementos, a manter o contacto entre as pessoas e a partilhar informação rápida e eficazmente. Por vezes a quantidade de informação disponível pode ser excedente e pouco fidedigna, para te ajudar listamos uma apresentação rápida das várias Redes Sociais que tens à tua disposição e para que as podes usar.
Hoje falamos-te do Facebook e do Twitter.
Maior qualidade: a versatilidade
Número de Utilizadores: 1,8 mil milhões
Idade dos utilizadores: apenas para maiores de 13 anos
Podes usar o Facebook para publicar fotografias, links, perguntas, convidar pessoas e partilhar informação. Se queres recrutar elementos uma página de Facebook é a melhor opção, em Portugal, mais de metade da população (em 2014) tinha já aberto uma conta no Facebook, o teu Agrupamento também pode ter uma.
As páginas de Facebook estão disponíveis a todos que gostem dela. Depois de fazer gosto na página as publicações desta aparecerão, automaticamente, no feed de notícias de cada utilizador. Para conversar entre elementos e discutir alguns tópicos com regularidade a melhor opção é criar um grupo.
Dicas:
1. Atenção à gramática e ortografia da página, nada de erros!
2. Faz publicações regulares para manteres o teu público ativo. É possível agendar publicações em páginas do Facebook, o ideal é ter uma calendarização daquilo que queres dar a conhecer aos utilizadores. Lembra-te de verificar as estatísticas, para perceber em que alturas as pessoas mais vão à página e agendar as publicações para essas horas;
3. Publica imagens o mais abrangentes possível, da realidade do Agrupamento e suas atividades;
4. Uma interação amigável com os membros vai ajudar a desenvolver o sentimento de comunidade e ajudar a que outros elementos queiram estar também presentes.
5. Usa frases claras e concisas. É a melhor forma de chegares ao teu público, sendo simples e indo direto ao assunto principal.
Twitter
Maior qualidade: utilização de frases curtas
Número de Utilizadores: 500 milhões
Idade dos utilizadores: apenas para maiores de 13 anos
O Twitter permite aos utilizadores enviarem mensagens com, no máximo, 140 caracteres o que te obriga a ser conciso. E possível colocar links e imagens, nas mensagens. Podes usar a tua conta de utilizador para manter os pais e elementos do Agrupamento atualizados. Funciona muito através de hastags palavras essenciais do que a publicação quer transmitir. Hagstags simples tais como #voluntario ou #corponacionaldeescutas ajudam as pessoas a encontrar rapidamente os teus tweets.
Dicas:
1. Uma mensagem clara e concisa é essencial para envolver e manter ligadas as pessoas à tua conta;
2. Inclui links, sempre que possível, para disponibilizar mais informação;
3.tNão abrevies palavras até ao ponto de não ser possível perceber o que pretendes dizer;
4. #evitausarhastagsdemasiadograndesquecompliquem é mais difícil perceber a mensagem quando usas hastags demasiado grandes;
5. Verifica sempre se já existem hastags do evento a que te vais referir, para reunir toda a informação sob a mesma hastag;
6. Usa imagens, muitas. As imagens criam uma melhor resposta do que apenas publicações de texto;
7. Não faças demasiadas publicações a apelar a ajuda, para isso deves usar o telemóvel ou email;
8.tDá os parabéns através do twitter, para que todos possam ver e as pessoas se sintam ligadas;
9. Interage com as restantes comunidades através das Redes Sociais. Por exemplo, se estiveste numa biblioteca, museu ou outro espaço que tenha conta no Twitter faz uma publicação e menciona-os;
10. Podes re-twittar as publicações de outros canais de referência. Sejam de escuteiros ou noticiosos, por exemplo.
Se quiseres saber como tirar o melhor proveito do Instagram e Pinterest fica atento à Flor de Lis Online e, quando publicares fotografias não te esqueças da privacidade dos mais pequenos.
Fonte: scouts.org.uk
Tradução e Adaptação: Rita Penela. Fotografia de: Agr. 277 – Pedrouços.