Durante as férias de verão, com mais tempo livre, é possível que redobremos o tempo que passamos a navegar na internet, seja em jogos online ou nas redes sociais. Mas os desafios que o ciberespaço nos coloca não tiram férias. Não queiras estragar o teu verão por descuidos online.
Protege a tua informação pessoal
Diz-se que os dados pessoais são o ouro da era digital. Evita partilhar detalhes como a tua morada, número de telefone, rotinas, ou qualquer outra informação que te identifique diretamente. Lembra-te: o que partilhas online pode ser visto por muitas mais pessoas do que imaginas. As fotografias das tuas férias que partilhas nas redes sociais em tempo real, vistas pelas pessoas erradas, podem colocar a tua casa em risco mais elevado de assalto, por exemplo.
Cria palavras-passe fortes
As palavras-passe são a primeira linha de defesa contra quem tenta aceder às tuas contas sem autorização. Utiliza palavras-passe complexas, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evita usar informações óbvias como o teu nome ou data de nascimento. É importante criares palavras-passe fortes e diversificá-las, de modo a não serem adivinhadas por alguém com más intenções ou alvos fáceis de programas que identificam palavras-passe por tentativa-erro. E, claro, nunca partilhes a tua palavra-passe com ninguém.
Desconfia de mensagens e emails
Se receberes um email ou sms de alguém que não conheces, ou se o conteúdo parecer estranho, não cliques em links nem abras anexos. Muitas vezes, os hackers tentam enganar as pessoas com mensagens que parecem legítimas, mas que na verdade são tentativas de roubo de dados (phishing). É frequente haver burlas que se fazem passar por empresas legítimas ou mesmo bancos a pedir elevadas quantias de dinheiro ou informação sensível: na dúvida, contacta diretamente a entidade através dos seus canais oficiais. Por outro lado, há burlas que garantem ofertas de emprego ou negócios demasiado fáceis, ou então anunciam produtos populares com grandes promoções. Se a oferta é muito boa, desconfia.
Sê respeitador e responsável
Assim como na vida real, na internet deves tratar os outros com respeito. Não te envolvas em comportamentos de bullying ou assédio. Lembra-te de que as palavras têm impacto, mesmo quando são digitadas num ecrã. Tem sempre em mente as normas de etiqueta do ciberespaço; por exemplo, recorda que escrever em maiúsculas significa que estás a gritar. Sê um bom exemplo para os outros e contribui para um ambiente online mais positivo e seguro.