Exploradores do 191 Aveiro em destaque na iniciativa “Reportagem do Mês”

O vídeo sobre biorresíduos do Agrupamento 191 Aveiro foi destacado no mês de abril na iniciativa “Reportagem do Mês” da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

O programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um projeto internacional da Foundation for Environmental Education, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Este programa visa a formação de uma cidadania ativa e participativa através do jornalismo ambiental. Neste sentido, a ABAAE promoveu a iniciativa “Reportagem do Mês” no ano 2023/24 para incentivar a participação contínua no projeto JRA. A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), desafiou os escuteiros a participarem na iniciativa com artigos, fotografias, vídeos ou podcasts sob o tema “Resíduos” e foram várias as submissões de Unidades e Agrupamentos do CNE. 

Todos os meses, a ABAAE destacou no seu site as melhores reportagens, tendo contado com essa distinção no mês de abril o vídeo produzido pelo Agrupamento 191 Aveiro acerca dos biorresíduos. Este projeto foi desenvolvido pelos Exploradores Francisca Almeida, João Nuno Ferreira e Rita Francisco, com o apoio da Delegada do Ambiente Ana Jervis e do Chefe de Agrupamento Nuno Lemos, e podes ver a videorreportagem através deste link. Refletindo sobre o recurso valioso que são os biorresíduos e a forma como são amplamente descartados em aterros, como lixo indiferenciado, esta reportagem acompanha a construção de um compostor termofílico de jardim para produzir composto que irá alimentar a nova horta-jardim do Agrupamento 191. Assim, estes Exploradores jornalistas procuraram incentivar a separação dos biorresíduos – como cascas, folhas, flores, talos, podas, borras de café, chá ou cascas de ovos – diretamente na origem de produção dos mesmos – em casa, na cantina, no restaurante, na empresa, etc.

Ao promover a valorização e o reaproveitamento dos biorresíduos através da construção de um compostor termofílico, estes Exploradores não apenas informam, mas também inspiram a ação concreta para reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Esta iniciativa mostra como a educação ambiental e o jornalismo podem unir-se no caminho para um futuro mais sustentável e consciente.

 

Se queres ver as notícias do teu Agrupamento no site da Flor de Lis, envia-nos a reportagem e fotografias das tuas atividades para o e-mail geral@flordelis.pt. Contamos com a tua colaboração!

Texto: Catarina Valada.

Fotos: Agr. 171 Aveiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.