Explorer Belt – Muito mais do que um cinto

Já arrancou a 3ª edição do Explorer Belt. Esta atividade traduz-se em muitos quilómetros percorridos a pé por uma dupla que, durante 10 dias, têm 10 desafios para ultrapassar, com um orçamento limitado, um diário de bordo, um projeto e com um objetivo: Um cinto.

Entre 10 a 26 de agosto realiza-se a 3ª edição do Explorer Belt, uma atividade dinamizada pela Junta Regional de Santarém, apoiada pela Secretaria Internacional. Esta atividade que seria para realizar em 2023, foi antecipada a pedido de muitos caminheiros, para que fosse realizada ainda este ano, esta atividade que é aberta a caminheiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Candidataram-se 41 caminheiros, de 10 regiões do CNE. Após entrevistas, seleções, preparações, foram escolhidos 28 caminheiros, que formaram 14 duplas, para realizar a sua expedição na Irlanda neste mês de agosto.

Para Pedro Cunha, da região do Porto, que participou em 2018 nesta atividade «O Explorer Belt foi a maior aventura em que tive oportunidade de participar. Por um lado, por ser uma das poucas em que vi o impacto tão direto do que planeava, ou fazia, no resultado final. A dedicação que foi precisa em todo o projeto, o que vivi junto das pessoas, nos altos ou baixos do percurso, foi o que mais me faz recordar esta atividade com tanto carinho».

O Explorer Belt no CNE

Após experiências piloto, esta atividade foi implementada a nível nacional, com uma estrutura bem definida. Tendo como público-alvo os caminheiros, é uma atividade realizada em duplas, de forte cariz intercultural, onde o método de projeto escutista é vivido em pleno – pois embora as datas e o local da atividade já estejam pré-definidos, todos os passos do projeto são tidos em conta: Desde a idealização e escolha, planeamento, realização, avaliação e celebração (Com a entrega do cinto Explorer Belt).

O Explorer Belt tem a sua origem no Reino Unido, na The Scout Association, em 1958, sendo que foi nesse mesmo ano realizada a primeira expedição na Alemanha. Esta atividade baseou-se na experiência de expedições realizadas por escuteiros do Condado de Essex, no início dos anos 50. Ao longo dos anos, o Explorer Belt foi sendo adotado por outras associações escutistas: Irlanda, Suécia, Suíça, Finlândia, Alemanha, Noruega, Dinamarca, República Checa, Roménia e Portugal.

Texto e fotografia:  Equipa Explorer Belt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.