
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Mais de 1000 mil artigos escutistas estiveram em exposição: emblemas, insígnias, bustos, livros, revistas, imagens, pins e bonecos foram alguns dos artigos expostos pelo núcleo de colecionadores da Região de Setúbal e do Agrupamento 543 Cova da Piedade.
O dirigente Cristiano Caixeiro é o detentor destas e outras peças que fizeram as delícias dos visitantes. Coleciona artigos escutistas desde os seus 30 anos. Já lá vão 23 anos e mais de 3000 artigos. O próprio afirma que já perdeu a conta e não tem sítio para guardar tantas lembranças.
Recorda como se tivesse hoje a primeira coleção e conta que o objeto mais valioso e mais antigo é uma fivela de cinto, que tem um corno de animal, com o mesmo tamanho e do mesmo tipo que B-P teve, bem como as 1000 fivelas de cinto e os 300 livros de Escutismo para Rapazes.
Foram muitos os visitantes da exposição, que juntou atuais e antigos escuteiros, amigos, familiares e curiosos no pavilhão do Agrupamento. Catarina Luz, Exploradora, diz que “é super giro ver a quantidade de coisas que já houve antes, tem coisas que não fazia ideia que existiam. Também uma visitante e ex-escuteira diz que esta exposição foi importante para reviver uma época importante da vida, pois “é com entusiasmo que vejo lenços e insígnias de outros países e quero dar os parabéns ao Agrupamento e ao chefe Cristiano por ter reunindo ao longo dos anos este espólio”, afirmou Sofia Silva ex-escuteira do 467 Charneca da Caparica.
Também a revista Flor de Lis faz parte da coleção, com todos os jornais e revistas já editados desde o início.
Cristiano diz que, antes de ser colecionador, foi “juntador”, até que um dia se decidiu juntar ao clube de colecionismo e foi apenas um pequeno passo para começar a sua coleção.
A ideia desta exposição foi dar a conhecer um pouco da história do CNE e do escutismo mundial através dos vários objetos aqui expostos.
Texto e Fotos: Sandro Bernardo.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.