Em 1998 aquando das Bodas de Diamante do CNE, a revista Flor de Lis entrevistou D. Eurico Dias Nogueira, o arcebispo e o escuteiro.
Fui escuteiro porque participei numa discussão em Lisboa, onde elogiaram muito o Escutismo, sobretudo o carácter voluntário e espontâneo. Desde aí fiquei com um grande respeito e admiração por este movimento, e por isso aderi ao Escutismo.
Em boa hora, porque fiquei ligado ao Escutismo para sempre. O que o Escutismo trouxe à minha vida foi uma ajuda na minha formação humanista e na consolidação da vocação.
Da minha experiência no Escutismo recordo-me da vivência dos acampamentos e o contacto com os escuteiros italianos na época do pós-guerra.
A mensagem que gostaria de deixar aos escuteiros de hoje, para que sejam fiéis às tradições, e que o CNE continue a ser uma escola de juventude.
O corpo do arcebispo emérito de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, encontra-se na Sé de Braga, onde, às 17 horas, será celebrada uma missa por D. Jorge Ortiga. O funeral realiza-se amanhã, dia 21 de maio, pelas 15:30 horas.
Texto e fotografia de: Susana Micaela Santos.