Fátima acolheu Conselho Consultivo e Comités

O Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF) recebeu no dia 24 de setembro o Conselho Consultivo Nacional e ainda os Comités Pedagógico e de Adultos.

No Conselho Consultivo Nacional estiveram presentes 15 das 20 regiões escutistas (Açores, Algarve, Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Portalegre e Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

A agenda da reunião foi intensa, com diversos assuntos relevantes para a Associação como o Centenário do CNE onde foram apresentadas as atividades nacionais que irão ser atividades do centenário, e pedido aos Chefes Regionais que candidatem as suas atividades regionais como atividades do centenário. No processo de revisão regulamentar – projeto Torre II – foi apresentado o calendário para o processo de revisão dos Regulamentos do CNE, a Jornada Mundial da Juventude foi apresentada a dinâmica e o envolvimento das equipas regionais. Em relação aos Seguros foi esclarecida a alteração à calendarização da cobrança de seguro, de forma a que um elemento que integre o CNE não pague duas vezes o seguro no mesmo ano escutista, por fim foi debatido o Acanac, com um breve ponto de situação, no momento em que estão a ser fechadas as contas e as avaliações por área.

Foram ainda desenvolvidos grupos de trabalho onde os Chefes Regionais debruçaram-se sobre o que pretendemos para o 2º Centenário do CNE, abordando os temas Adultos | Ser Educador |Financeira/Estruturas.

Relativamente ao Comité Pedagógico cada Região fez um ponto de situação das questões pedagógicas relevantes, como estão as diferentes regiões, sendo ainda feita a partilha do que tem sido desenvolvido.

A Secretaria Nacional Pedagógica deu a conhecer o Kim Adulto, como uma ferramenta Pedagógica, para ajudar na implementação do Programa Educativo, as Especialidades (Mérito e Especialista), dando a conhecer estas duas novas insígnias, o Cadernos de Cargos com a mostra dos cadernos já prontos e em fase de lançamento, e ainda os Manuais das Secções, o ponto de situação e evolução dos trabalhos.

Neste comité foi ainda abordado o Fórum do Centenário, a apresentação da Equipa Projeto do Cenáculo Nacional e por fim a apresentação UNO – Encontro Nacional de Chefes de Unidade.

O Comité dos Adultos contou com a presença da Equipa Nacional dos Adultos, Secretários Regionais dos Adultos e Formação e adjuntos das várias regiões.

Neste comité foi feita a apresentação da Plataforma Nacional de Gestão da Formação – Cordilheira, a apresentação e discussão da Proposta do Sistema de Formação dos Adultos no Escutismo (SFAE) e ainda a discussão da Proposta do Sistema de Créditos da Formação Escutista (SCFE).

Texto de Susana Micaela Santos

Fotografias de Teresa Loja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.