FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Neste evento, Portugal marcou presença através do CNE e AEP que se fizeram representar em FEP – Federação Escutista de Portugal. 

Um ponto comum e característico do encontro deste grupo é que todos falam na sua língua materna, porque esta é a raiz da junção destes países. Outra particularidade deste grupo é que aqui trabalhamos com membros da WOSM -World Organization of Scout Movement e da WAGGGS – World Association of Girls Guides and Girl Scouts.

Durante o fim-de-semana foram abordados temas, tais como:

  • Programa educativo nos diferentes países. Tivemos oportunidade de partilhar quais são as nossas semelhanças e diferenças entre as associações nacionais. Discutimos a possibilidade de criar equipas de trabalho pedagógicas que foquem esforços com o objetivo de ser motor para a evolução do projeto educativo para os nossos jovens.
  • Trabalho conjunto entre WOSM e WAGGGS como comunicação, sustentabilidade, a plataforma Azimuth, participação e organização em eventos em conjunto como o Academy e revisão do conceito do Roverway
  • Parcerias que já existem ou que podem ser criadas entre os países. Uma colaboração voluntária que tem como foco o desenvolvimento de objetivos em comum e dos nossos jovens através de ações pedagógicas. Os temas das parcerias podem abordar temas sobre o programa educativo, intercâmbios, recursos de adultos e sobre recursos materiais e financeiros. Aqui podemos criar um mundo sem fronteiras, onde o escutismo é a ponte.
  • Temas para a próxima conferência europeia, a acontecer, de 19 a 23 de julho, em Viena, Áustria. Tivemos tempo para debater sobre os próximos candidatos ao Comité Europeu e de como este Grupo de Lisboa pode apoiar os seus candidatos.
  • A mudança na geografia da Região Europeia. Recentemente, a Região Europeia acolheu novos países: Albânia, Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia. Por este motivo, também foi ponto de reflexão a possível inclusão de alguns dos novos (Albânia) ou dos já existentes países da Região (Malta, Moldávia ou San Marino) no Grupo de Lisboa.
  • O relatório intercalar do Comité Europeu, onde analisamos o ponto de situação dos mais importantes objetivos pedagógicos de organização da Região.

 

Finalizamos o evento com os próximos passos do grupo tendo ficado decidido que os próximos anfitriões do grupo serão Bélgica em 2025, Suíça em 2026 e França em 2027.

Texto e fotos: Filipa Aroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.