FEP presente na reunião do Grupo de Lisboa em Antuérpia

Nos passados dias 5, 6 e 7 de setembro de 2025, na Antuérpia, o Grupo de Lisboa (GdL) voltou a reunir-se para debater o tema do crescimento e retenção de elementos e dirigentes nas diferentes Associações de Escuteiros Nacionais.

Muitas vezes nos questionamos sobre o interesse e valor de participarmos em eventos, conferências e formações. Com este Grupo, temos a oportunidade, de num grupo pequeno, que tem a ligação do latim nas suas origens e onde podemos falar abertamente sobre os nossos temas e preocupações. Com um tema sensível como o crescimento e retenção de elementos e dirigentes, este é o grupo indicado onde podemos expor e trabalhar o tema. 

Não somos só nós com problemas em manter o interesse dos nossos elementos, é um problema comum a todos os países presentes (Portugal, Espanha, Itália, França, Luxemburgo, Suíça, Bélgica e Roménia). Todos nós temos as mesmas preocupações, variam as faixas etárias onde notamos que perdemos mais elementos, mas foi aqui nesta diferença que encontramos algumas ferramentas que nos podem ser úteis, porque em alguns países é mais comum perderem elementos na idade de explorador e noutros na idade de pioneiros. 

Surgiram alguns tópicos de interesse como adaptação do programa às diferentes faixas etárias, sermos relevantes na nossa sociedade e levar o escutismo a comunidades onde ainda não é tão comum. Não vivemos o escutismo da mesma maneira nestes 8 países, o que para nós parece ser algo óbvio e que não nos faz sentido, porque já o fazemos, talvez seja dada a oportunidade de parar e olhar para o que já foi feito e onde podemos adaptar e melhorar.

Este encontro também foi palco para fazermos uma avaliação mais a fundo da Conferência Regional Europeia e na criação de propostas a apresentar ao Comité Europeu. O tema de encerramento foi, efetivamente, qual é o propósito deste grupo e como conseguimos manter tração e interesse nos futuros eventos. Alguns pontos foram definidos e outros redefinidos, mas acima de tudo, foram criadas estratégias de valorização desta união e algumas ações foram traçadas para os próximos meses. 

O próximo encontro do Grupo de Lisboa será em 2026, na Suíça e o seguinte em França em 2027.

Texto e fotos: Filipa Aroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade