Caminheiros e Companheiros constroem projeto de apoio social a jovens institucionalizados. Durante quatro dias foram desafiados com torneios inter-equipas.

Crescimento e progresso pessoal foram as duas palavras de ordem da terceira edição das Férias de Campo organizadas pela Região de Coimbra. Entre os dias 27 e 30 de agosto 20 caminheiros e companheiros de dez agrupamentos diferentes, acompanhados por dois dirigentes, receberam crianças e jovens de seis instituições diferentes no Centro de Juventude da Tábua XXI.

Envolvidos no imaginário “Monstros: A universidade”, os 39 participantes tiveram a “oportunidade de conviver com o escutismo e de estar longe dos seus problemas”, explica José Miguel Portulez, Caminheiro do Agrupamento 1321, Vila Verde, Coimbra. Para Sofia Rainho, Companheira do Agrupamento 235, Figueira da Foz, a atividade demonstra “a sua importância acrescida pelo impacto que tem na vida destes jovens”.

Numa atividade de serviço preparada com sete meses de antecedência, foi possível admirar a dedicação, com a qual os jovens se entregaram no imaginário da mesma, pelo “sorriso que esboçavam, de forma natural”, explica Sofia Rainho. Da mesma forma, também as relações interpessoais desenvolvidas pelos voluntários marcaram o espírito vivido antes e durante as Férias de Campo.

“Houve momentos altos e baixos”, explica o Caminheiro do 1321,Vila Verde, contudo com a união da equipa de preparação da atividade tornou-se possível organizar uma das “mais bonitas formas de fazer serviço”, concluiu. “Afinal, possibilitou-se a todos os jovens o estabelecimento de novos laços de amizades e a aquisição de novos conhecimentos”, salientou José Miguel Portulez.

Divididos em sete equipas, os participantes foram desafiados com jogos de água, torneios inter-equipas, jogos noturnos e algumas surpresas. Por entre sorrisos e algumas lágrimas no momento de despedida, Sofia Rainho confessa que esta atividade de serviço a ajudou a por em prática os “ideais escutistas no seu dia a dia”.

Desta forma, os caminheiros e companheiros da região de Coimbra construíram um projeto de apoio social, cujo principal objetivo é oferecer a estas crianças e jovens a oportunidade de viver atividades diferentes das que estão acostumadas durante o verão.

Texto de: Rita Flores. Fotografia de: Equipa Organizadora FCC19.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiros no Pão Por Deus e Festa da Castanha na Madeira

O Curral das Freiras é uma freguesia pertencente ao concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, e onde decorre anualmente a Festa da Castanha como parte do Pão Por Deus. Nestas tradições participam entusiasticamente alguns agrupamentos da região.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade