Festejar os 100 anos do CNE!

A Festa do Centenário foi sinónimo de comemoração dos 100 anos de CNE. Cerca de 23 mil escuteiros assinalaram esta data em Braga, a cidade que viu nascer o Escutismo Católico Português.

A noite de 27 de maio juntou no Altice Braga Fórum 23 mil escuteiros, oriundos de todas as regiões do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O mote foi muito simples: Celebrar os 100 anos de existência do Escutismo Católico Português. Ninguém ficou indiferente a esta festa que quis ser memorável, como a data o exigiu.

A Eucaristia, celebrada por D. José Cordeiro, Bispo Primaz de Braga, iniciou os festejos. Na Homilia, D. José Cordeiro destacou qual o trunfo do CNE «a sua intergeracionalidade interna, colocando os adultos de várias idades a caminhar com as crianças e os jovens, acompanhando-os, desafiando-os». Destaca ainda que a celebração do centenário do CNE dá forma ao sonho de Jesus Cristo e que «É fundamental dar sonho à vida. Mas o decisivo é dar, hoje, agora, vida aos nossos sonhos».

Em seguida, a Banda do Centenário, que juntou escuteiros de vários agrupamentos, animou todos os escuteiros com músicas escutistas e outras bem conhecidos dos cancioneiros do CNE.

Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, esteve presente na festa e agradeceu a presença dos 23 mil escuteiros na cidade «Braga foi inundada por uma imensidão de jovens, que nos trouxeram o ânimo, a vitalidade, e a alegria de fazerem parte de um movimento como o Corpo Nacional de Escutas, e que ao celebrarem 100 anos de existência, sempre o fizeram com o entusiasmo próprio de quem viver o espírito de serviço».

Para o Ministro da Educação, João Costa, que também é escuteiro, foi uma alegria estar presente nesta comemoração porque há 40 anos celebrou os 60 anos do CNE «na altura pensei “será que cá vou estar nos 100 anos?”, e cá estou e continuo escuteiro. É bom celebrarmos este nosso movimento porque somos aqueles, os únicos em Portugal que conseguimos ter conversas sobre jarreteiras! Somos os únicos que sabem o que é um bivaque, mas somos sobretudo aqueles que celebramos a amizade, os valores, a festa da amizade, do que é ser escuteiro. Parabéns CNE! Parabéns a todos os dirigentes voluntários que fazem o CNE acontecer e venham mais 100, venham mais 200! Nós cá continuaremos a fazer o mundo melhor, a transformar o mundo e a fazer os outros felizes!».

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não esteve presente na festa, mas enviou uma mensagem a todos os escuteiros, onde frisou a gratidão que todos os portugueses e o governo têm pelo trabalho desenvolvido pelo escutismo católico português. Referiu que agora é tempo de «olhar para o futuro. A partir de Braga, olhar para o futuro».  O Presidente da República tem a certeza que «o próximo século vai ser muito melhor do que o século que hoje de alguma maneira termina. Portugal deve-vos tanto, tanto, tanto! Daqui a 100 anos Portugal deverá ainda mais! Obrigado Corpo Nacional de Escutas».

Uma festa que deixou marca

Um dos momentos altos da noite foi a renovação da Promessa de todos os Lobitos e escuteiros. Em saudação, todos recordaram o dia em que receberam o seu lenço e conheceram o significado das divisas “Da Melhor Vontade” e “Alerta”. O Chefe Nacional, Ivo Faria, renovou a Promessa de todos os presentes e deixou uma mensagem muito importante «costumamos recordar o dia da nossa promessa como o dia mais importante da nossa vida de escuteiro, mas eu costumo dizer que o dia mais importante da nossa vida de escuteiro não é o dia da nossa Promessa, é o dia em que a gente se esforça por cumpri-la. E é isso que eu vos quero desafiar, é vocês tornarem os vossos dias em que saem de casa com o lenço ao pescoço, como o dia mais importante da vossa vida escutista, que é o dia em que nós todos cumprimos a Promessa, damos o nosso melhor». Um momento acompanhado em palco por 100 escuteiros, das 20 regiões do CNE, um escuteiro por cada ano de existência do escutismo católico português.

A noite não terminou por aqui, porque haveria ainda espaço para receber os Time Machine, que animaram a Festa do Centenário com músicas bem conhecidas das décadas 80, 90, 2000 e 2010. O espetáculo ficou completo com o Escuteiraoke, com músicas presentes em todos os cancioneiros escutistas.

Nem a chuva conseguiu demover a Festa do Centenário, que reservou horas de animação inesquecíveis aos seus participantes. Foi noite de celebrar, recordar e caminhar rumo ao Segundo Centenário de existência da maior associação juvenil de Portugal.

Recorda todos os momentos da Festa do Centenário no canal de Youtube do Escutismo, disponível aqui.

Vê o vídeo da reportagem da Festa do Centenário neste link.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Liliana Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »