Núcleo de Vila Nova de Famalicão recebeu este ano os Festivais Regionais subordinados ao tema "Um Escuteiro Diferente".

No dia 2 de abril, no Grande Auditório da Casa das Artes, o IX EScurtas, com 13 curtas-metragens a concurso, que contou com a participação de cerca de 400 escuteiros, que assistiram entusiasticamente a este certame.

No dia 9 de abril, realizaram-se, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, o XVII Festival Monsenhor Américo, o III Concurso de Peças de Fogo de Conselho e o III Concurso de Fotografia Escutista. Passaram por lá cerca de 700 escuteiros que puderam cantar e apoiar os 13 grupos a concurso no Festival Monsenhor Américo, apreciar as 15 fotografias a concurso e, à noite, entreter-se com as oito peças a concurso no Fogo de Conselho.

Os festivais juntaram dezenas de Agrupamentos de escuteiros da Região de Braga, dos Núcleos de Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Famalicão, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde, totalizando cerca de 1100 pessoas, que passaram pelos 2 dias dos festivais.

Na entrega dos prémios, o Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha, enalteceu o caráter educativo e a oportunidade que estes proporcionam, promovendo as mais variadas manifestações artísticas das crianças e jovens escuteiros. Aproveitou para agradecer a todas as entidades que colaboraram com a Junta Regional, nomeadamente a Câmara Municipal de Famalicão e o Núcleo de Vila Nova de Famalicão, e a todos os participantes que dão sentido e colorido a esta grande festa que se traduz numa manifestação artística sem paralelo dentro do movimento.

Os Festivais Regionais são uma atividade que incentiva os escuteiros a serem criativos, a crescer, a aprender e a superar trilhos, contribuindo, também, para um saudável, alegre e fraterno convívio entre os escuteiros da Região de Braga.

As classificações dos Festivais Regionais de Braga está disponíveis aqui

Texto de: Pedro Santos. Fotografia de: Junta Regional de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!