
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Realizou-se no passado dia 15 de abril o Field Day, uma atividade preparatória do Jota-Joti.
O Field Day é, acima de tudo, é uma oportunidade educativa na área do radioescutismo.
A Região de Évora, com uma colaboração muito dedicada do Agrupamento 37 de Évora, foi o grande anfitrião desta atividade, uma vez que vai acolher a Estação Nacional do Jota-Joti 2023, que será no terceiro fim-de-semana de outubro.
Em vários pontos do país, dezenas de escuteiros a partir das suas sedes, realizaram dinâmicas que lhes permitiram desenvolver competências técnicas e pedagógicas, montaram antenas, comunicaram via rádio e internet, aprenderam códigos e cifras, bem como procedimentos e regras utilizadas durante o Jota-Joti, entre outras atividades muito interessantes ligadas às comunicações!
Houve oportunidade para conhecer escuteiros de outros pontos do país, trocando mensagens e experiências que, para além de enriquecedoras, encurtaram as distâncias!
Na Base Nacional, em Évora, realizaram-se vários ateliers abordando temáticas diferentes e muito divertidas!
O atelier do JOTI, onde se realizaram as comunicações via internet, permitia contatos para todo o mundo, embora tivessem preferido mantê-los a nível nacional, falando com outros escuteiros participantes na atividade.
Realizaram-se videochamadas nacionais, onde todos foram convidados a estar presentes e que marcaram de forma muito positiva as comunicações deste dia. A partir de Évora, foram muitas as conversas, por exemplo, com o Algarve e os Açores, que trouxeram magia e alegria a toda a atividade.
Entre outros assuntos relacionados com o tema, o atelier de telegrafia e o JOTA contou com uma apresentação brilhante de tudo o que é possível fazer com diferentes aparelhos sonoros e luminosos, artesanais ou não, utilizados nas comunicações Morse. Escuteiros de todas as idades foram convidados a interagir identificando os sinais transmitidos e fizeram-no com muita alegria e distinção!
Muito interessante também foi o atelier de elaboração de Cartões QSL, que são cartões de confirmação de contacto via rádio e que posteriormente costumam ser enviados ao contacto pelo correio. Há ilustrações muito bonitas e que retratam muito bem o evento! O objetivo é agora selecionar um que representará a Estação Nacional e que será replicado para ser posteriormente enviado.
Para testar corretamente as comunicações via rádio, montaram-se antenas em locais diferentes e estabeleceram-se comunicações para vários pontos do país para garantir a qualidade das transmissões.
Foi um dia muito rico, que nos fez regressar a casa com a mochila carregada de aprendizagens novas, novos conhecimentos e ligações. Acima de tudo, fez-nos ter vontade de repetir, fazer mais e melhor e participar no Jota-Joti no fim-de-semana de 20 a 22 de Outubro. Nessa data, estaremos ligados ao mundo inteiro numa escala muito maior e mais abrangente e não haverá distâncias nem oceanos que nos separem.
O radioescutismo ganha cada vez mais visibilidade e projeção, contagiando mais e mais escuteiros a querer conhecer e levando-os a participar nestas iniciativas.
Texto: Cristiana Mâncio, Departamento Nacional de Radioescutismo
Fotografias: Participantes FIELD DAY 2023
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference