A Base Escutista comporta um total de 33 camas, zona de acantonamento de escuteiros, assim como um parque amplo, que privilegia o acampamento.

A Junta de Núcleo de Vila Verde, da Região de Braga, inaugurou, no passado dia 4 de junho, a BEG, Base Escutista de Gondomar. Este novo espaço concretizado numa antiga escola primária era já um anseio dos escuteiros do Núcleo de Vila Verde, sendo hoje uma realidade.

Numa cerimónia que juntou escuteiros oriundos de diversos agrupamentos do Núcleo de Vila Verde, bem como Chefes de Núcleo e seus representantes da Região de Braga, foi notório o ambiente de festa e de alegria nos rostos de todos os presentes.

Após o descerrar da lápide que assinala o momento da inauguração do novo espaço, pelo Chefe de Núcleo José Silva e pelo Presidente do Município de Vila Verde António Vilela, seguiu-se a bênção das instalações, efetuada pelo Padre Domingos Mendes, Assistente do Núcleo de Vila Verde.

Na sessão protocolar o Chefe de Núcleo José Silva, manifestou, de uma forma emotiva, o agradecimento a todos os que contribuíram para a concretização da obra, em particular à Câmara Municipal de Vila Verde, pela cedência da escola primária. Referiu ainda que apesar de algumas dificuldades foram capazes de dar seguimento ao projeto disponibilizando e atribuindo uma infraestrutura necessária para a formação dos jovens e adultos educadores, bem como para a realização das suas atividades.

O Chefe Regional de Braga Hugo Cunha, juntamente com o Chefe de Núcleo José Silva, distinguiram o Presidente do Município de Vila Verde António Vilela, com a Medalha de Agradecimento, 1ª. Classe Ouro, do Corpo Nacional de Escutas, pelo apoio concedido na BEG.

Hugo Cunha evidenciou o empenho e dedicação de toda a equipa de Núcleo, representada pelo José Silva, uma vez que foram capazes de transformar um espaço que antes era uma escola num outro espaço de educação, transmitindo alma e alegria.

O projeto assenta num modelo educacional que envolve todas os nossos jovens escuteiros em perfeita articulação entre o poder local e a comunidade numa verdadeira dimensão educativa. É de facto um momento brilhante para este Núcleo de Vila Verde, para a Região de Braga e para o CNE.

«O Núcleo de Vila Verde é um parceiro de desenvolvimento local, uma instituição que ajuda na formação das nossas crianças e jovens, e com estas infraestruras vão contribuir para o exercício pleno destes princípios. Esta terra a partir de hoje será mais dinamizada e o escutismo terá à disposição infraestruturas de qualidade e adequadas ao exercício das suas atividades», referiu o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela .

Esta cerimónia contou ainda com a presença do Diretor Regional do IPDJ, Manuel Barros, de Vereadores do Município de Vila Verde, de diversos autarcas, entre outras entidades concelhias e locais, e da população que acarinhou os escuteiros.

Texto de: Pedro Santos. Imagem de: Município de Vila Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade