Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

O objetivo desta atividade é estimular a disponibilidade, entrega e espírito de Serviço, valores centrais do Escutismo. Esta edição contou com a participação global de 51 escuteiros do país, dos quais 26 da Região de Leiria-Fátima e 25 de outras regiões, tendo como imaginário os Jogos de Tabuleiro. A atividade teve início na sexta à noite, com a chegada dos participantes e formação das tribos.

Durante o dia de sábado, realizaram Serviço de diferentes formas e em vários locais, como as associações ADAV e Nascentes de Luz, a Câmara Municipal da Batalha e três lares de idosos da zona. Na noite de sábado, os participantes tiveram oportunidade de jogar diversos jogos de tabuleiro, num momento de convívio e diversão.

No domingo, realizaram Serviço em campo e refletiram sobre a importância de Servir.

Segundo a Equipa de Projeto, o maior desafio do projeto é equilibrar a procura de oportunidades de Serviço junto das entidades com o número de participantes, mas é gratificante ver a sua união, o trabalho realizado e o impacto na vida do Outro.

«Foi mais uma bela oportunidade de pôr a IV Secção em ação pondo em prática o seu grande lema “Servir”. Desde atividades em lares a serviços mais físicos como limpezas de espaços, houve espaço para tudo nesta atividade. O imaginário também não foi posto de lado, proporcionando aos Caminheiros uma bela noite de jogos de tabuleiro», contou-nos Tiago Jorge, do 1041 Caranguejeira, elemento da Equipa de Projeto do 24 às Cegas

A Sara Simões, do 997 Ourém, disse-nos como foi esta aventura na sua primeira participação na atividade. «Esta foi a minha primeira participação no 24 às Cegas, mas estava bastante curiosa, pois todos aqueles que já tinham participado falavam muito bem desta atividade! Não sabia o que me esperava, tal como o nome indica, fui totalmente “às cegas”, mas dei o melhor de mim em todas as tarefas que me foram atribuídas. Foi, sem dúvida, bastante gratificante perceber que consegui deixar as coisas um pouco melhores e sentir a alegria com que fomos recebidos dos voluntários das Nascentes de Luz. Voltei a casa com a certeza que podemos, de facto, fazer a diferença, mesmo quando as ações nos pareçam pequenas, e que, ao longo do caminho, também nós nos tornamos mais ricos e felizes.»

Assim foi mais uma atividade de Serviço dos Caminheiros do CNE. 

Texto: Matilde Gonçalves.

Fotos: Equipa 24 às Cegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Participa no Africa Scout Moot 2026 em Joanesburgo!

Entre 1 e 8 de agosto de 2026, Arrowe Park, em Benoni, Joanesburgo, irá receber o 2.º Scout Moot africano, uma atividade internacional organizada pelos Scouts South Africa. Se queres participar, comunica o teu interesse à Secretaria Internacional do CNE.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade